Enem 2023: Abstenções, como as notas são calculadas e quando serão divulgadas

0
100

Quase um terço dos inscritos no Enem 2023 não compareceu aos dois dias de prova. Dos 3,9 milhões de inscritos, 1,2 milhões não fizeram o exame. A taxa de abstenção do exame foi de 32%.O volume de faltosos seguiu o padrão dos últimos anos, de acordo com dados divulgados neste domingo (12) pelo governo. No Enem do ano passado, faltaram aos dois dias do exame 32,1% dos inscritos, segundo dados divulgados neste domingo.

Foram eliminados neste domingo 2.217 candidatos por algum problema na aplicação.  No primeiro dia, 4.293 haviam sido eliminados.

Apenas saber a quantidade de questões que acertou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é o bastante para que o candidato adivinhe como seu desempenho será avaliado na nota final. Então, mesmo com a antecipação da divulgação do gabarito oficial para a última terça-feira (14).

 

Como é a calculada a nota do Enem

Cada questão pode ter um peso diferente a depender das outras questões que o candidato acertou ou errou. Ou seja, a nota final não é simplesmente a soma do número absoluto de acertos.

Dois alunos que acertarem exatamente o mesmo número de perguntas podem tirar notas diferentes. O raciocínio por trás disso é que, se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente “chutou” as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou as fáceis, mas errou as mais complexas.

Enem 2023: Abstenções, como as notas são calculadas e quando serão divulgadas

Como a redação é corrigida?

A avaliação é feita por, pelo menos, dois professores graduados em letras ou linguística. Um não sabe a nota que o outro deu.

Cinco competências são avaliadas, a cada uma sendo atribuída nota de 0 a 200. A nota do estudante será a média aritmética dos valores dados pelos dois professores.

LEIA TAMBÉM  Apartamento pequeno, mas com luxo e requinte. Saiba como!

As cinco competências:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 

Quando sai o resultado?

O resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024, na página do participante. O estudante também poderá ter acesso à vista de sua prova de redação exclusivamente para fins pedagógicos 60 dias após a divulgação dos resultados.

E os treineiros, os estudantes segundo-anistas que fazem o Enem como treinamento para o ano seguinte, terão suas notas divulgadas 60 dias após a divulgação dos resultados do exame.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui