Símbolo de inovação, a tendência já conquistou inúmeros lugares do mundo
Com surgimento na Inglaterra, o conceito de food hall chegou com o intuito de descrever uma seção de uma loja de departamentos onde os alimentos são vendidos. A origem é europeia, mas o crescimento veio dos Estados Unidos. E hoje, não diferente, a ideia busca oferecer uma proposta variada de experiência gastronômica para os clientes, onde a variedade de operações seja o maior destaque.
Diferente das praças de alimentação de shoppings, por exemplo, os food halls passam a oferecer um espaço mais amplo, confortável, ampliando a ideia de consumo para um ambiente de estar e permanecer por um tempo indeterminado, focado na experiência do consumidor.
Esse modelo de negócio busca, principalmente, a atenção das pessoas que gostam de comer e beber bem. E geralmente, os restaurantes e espaços que fazem parte do ambiente são mais artesanais, novos, com gestão mais inovadora e, claro, que acreditam nesse modelo de funcionamento.
Normalmente, encontramos um ambiente confortável, irreverente, perfeito para diferentes tipos de ocasiões. Seja lanches, refeições mais longas, encontros, jantares, happy hours ou até para uma reunião de trabalho mais descontraída. O espaço de um food hall é feito para todos os tipos de consumidores, o que faz o perfil do público ser bastante diversificado. – Para mim, esse é justamente o ponto mais legal, as inúmeras experiências diferentes que pode se ter em um só lugar!
O conceito de food hall ainda é algo novo pelo Brasil, mas vem ganhando muitos admiradores, até porque é um ambiente de fácil acesso e que gera um compartilhamento, seja pelos grupos que frequentam ou pelas operações disponíveis, que atingem diferentes consumidores. Sem contar os benefícios gerados tanto para quem frequenta mas, principalmente, para os donos dos restaurantes.
Para quem é do time de organizar um roteiro completo para uma viagem, por exemplo, nunca se esquece de adicionar lugares que, através da gastronomia, possam transmitir essas novas culturas e sabores, a fim de vivenciar a diversidade do país ou a cidade visitada, e o mais legal é ter tudo isso em um só espaço.
Em Porto Alegre, recentemente inaugurou o novo Dado Bier Food Hall, que traz um novo conceito, gerando uma experiência completa para o consumidor, com suas distintas operações e formas de consumo. E ainda teremos mais novidades, mais um complexo gastronômico abrirá suas portas na capital gaúcha: a Vila Roubadinhas será um food hall a céu aberto, com grandes nomes da gastronomia nacional.
Ganhando cada vez mais destaques pelo mercado brasileiro, destacamos alguns food halls pelo Brasil:
- K-Platz Markt, em Santa Catarina
- Prato Food Hall, em São Paulo
- Food Hall Cidade Jardim, em São Paulo
Outros Food Halls para conhecer pelo mundo:
- The Pennsy Food Hall, em Nova York
- Time Out Market, em Lisboa, Dubai, Nova York, Londres, Barcelona, Madri
- Mercado Roma, na Cidade do México
E aí, vocês já conheciam sobre food halls? Qual a opinião sobre esses ambiente? Conta para gente!