A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa, e ficou mais conhecida por causa de Stephen Hawking, um famoso físico britânico portador da doença desde jovem. Seu prognóstico era negativo, os médicos deram pouco mais de um ano de vida a Hawking quando ele foi diagnosticado aos 21 anos. No entanto, ele viveu até os 76 anos.
A ELA afeta o sistema nervoso progressivamente e acarreta em paralisia motora irreversível. Ela inicia com paralisia gradual e vai evoluindo até a perda das funções vitais, como comer e respirar.
A doença não tem cura, e as causas ainda são desconhecidas. Você deve se lembrar de uma brincadeira que rolou na internet que consistia em tomar, ou dar, um banho de água gelada em alguém. Era uma campanha chamada Ice Bucket Challenge para chamar a atenção para essa doença, e também arrecadar dinheiro para pesquisas! E, até onde eu me recordo, parece que os pesquisadores fizeram alguns avanços com o valor arrecadado da campanha.
Os sintomas da ELA começam a aparecer, geralmente, após os 50 anos e se manifestam pela perda gradual de força, descoordenação motora, dificuldade para engolir, contrações musculares, cãibras musculares, engasgos. O diagnóstico é obtido por uma série de exames juntamente com o caso clínico do indivíduo. O tratamento é paliativo e visa a qualidade de vida do paciente portador da doença.
Gostou desse conteúdo? Manda para um amigo! Até quarta que vem!