A organização da Expointer divulgou uma nota, na tarde de ontem (02), comunicando o cancelamento do evento, considerado o maior do setor no Brasil e realizado anualmente em Esteio, no Rio Grande do Sul.
A nota, assinada pelas coopromotoras do evento: FARSUL, OCERGS, SIMERS, FETAG, FEBRAC e Município de Esteio, em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), informa que a decisão foi tomada hoje, em conjunto.
“De comum acordo, decidiu-se pelo cancelamento do histórico evento aberto ao público no Parque de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio – RS, em função da pandemia causada pela Covid-19”.
A nota ainda destacou que: “registra-se que provas técnicas de associações de produtores e atividades de julgamento de animais serão prioritariamente consideradas, observados os protocolos de saúde pública e sem a participação de público visitante”.
As entidades promotoras do evento ainda destacaram que a decisão tomada fundamenta-se em critérios de adequação às normas sanitárias, ao tempo em que reafirma-se a importância do evento agropecuário para a sociedade gaúcha.
A edição deste ano já havia sido adiada em cerca de um mês e seria realizada de 26/09 a 04/10. Agora, a exposição só voltará a ocorrer em 2021 na cidade de Esteio (RS). No ano passado, a Expointer faturou R$ 2,69 bilhões, dos quais R$ 2,54 bilhões no setor de máquinas e implementos agrícolas.
Fonte Negócio Rural