Ferramenta tecnológica auxilia na obtenção de mais produtividade no campo

0
189

Ignitia desenvolveu o primeiro modelo de previsões do tempo hiper localizadas e inteligência climática para áreas tropicais e que oferece soluções personalizadas ao mercado agro

Fundada em 2015 por cientistas suecos, a climatech ignitia chega ao Brasil com o propósito de colaborar com o agronegócio por meio da inteligência climática, de modo que os produtores aumentem a qualidade da produção, otimizem as tomadas de decisões na hora de plantar, fertilizar e colher e tenham os riscos reduzidos. Primeira empresa do mundo a oferecer previsão com modelo específico para climas tropicais, o sistema da ignitia entrega informações de alta precisão por meio de aplicativos, plataformas, alertas e dados digitais.

Atualmente, a ignitia possui mais de dois milhões de usuários ativos e tem forte atuação em países da África Ocidental, como Ghana, Serra Leoa, Costa do Marfim e Nigéria, Nesta região, os agricultores recebem informações por meio de três sistemas desenvolvidos pela startup: o ignitia iska, pelo qual os dados chegam via WhatsApp, SMS e pelo aplicativo, com a previsão para os próximos três dias com 84% de precisão; o CSA (Climate Smart Advisory – Consultoria de Inteligência Climática), que oferece recomendações inteligentes de acordo com a cultura, localização e dados meteorológicos específicos da fazenda do usuário; e o GAP (Good Agricultural Practices – Boas Práticas Agrícolas), que além de fornecer as informações, funciona também como uma consultoria no campo.

De acordo com o diretor regional LATAM da ignitia, Flavio Belluomini Cotrin, as ferramentas de previsões climáticas globais existentes são baseadas nas geografias de alta e média latitude, típicas dos continentes europeu e norte-americanos. Porém, diferente dessa geografia, as zonas tropicais, como a do Brasil, têm uma alta variação climática em um curto espaço de tempo, o que gera erros recorrentes, principalmente nos prognósticos de chuva.

LEIA TAMBÉM  Parceria entre Prefeitura de São Desidério e ABAPA beneficia pequenos produtores com doação de kits de irrigação

O grande desafio do uso do modelo climático de grande escala é que estes dificultam a identificação de fenômenos de pequena escala, frequentes nas regiões tropicais, assim como a previsão de chuvas nessas áreas devido à natureza aleatória. “Nesse sentido, enquanto esses modelos acertam apenas em 39% das vezes, a ignitia é duas vezes mais precisa, com taxa de exatidão e confiabilidade de 84%”, completa o diretor.

Previsão personalizada

O sistema de previsão da ignitia é baseado no equivalente a mais de 30 anos de horas-homem de pesquisa e desenvolvimento, abordando as principais adversidades das regiões tropicais, como a variabilidade climática. “Com isso, todos os segmentos do mercado agro, seja agroindústria, rede de distribuição, fornecedores de insumos, bancos, seguradoras e todos tipos de agricultores grandes, médios ou pequenos, conseguem obter informações específicas e relevantes para as suas fazendas e tomar decisões importantes e personalizadas, como o preparo do solo, aplicação de fertilizantes e aplicação de defensivos”, enfatiza Cotrin.

As previsões da ignita são feitas para os sete dias seguintes, tendências de médio e longo prazo, e os produtores recebem todas as informações por canais como aplicativo mobile, aplicativo web, API e até mesmo via SMS, sem precisar de internet. Além disso, a ignitia implementou recentemente duas novas funcionalidades: o nowcasting, com informações do clima em tempo real e a umidade e temperatura do solo para fornecer dados com baixo investimento versus sensores de solo.

Dentre as vantagens oferecidas por essa inovação estão: a redução no consumo de água e energia; suporte no manejo de doenças; seleção das culturas e variedades mais lucrativas de acordo com as condições sazonais; acesso ao histórico das previsões, incluindo anomalias climáticas; apoio com informações que evitam retrabalho; e avaliação de riscos financeiros.

LEIA TAMBÉM  Bahia é responsável por 64% do guaraná produzido no Brasil

Modelo de previsão ignitia

A partir de dados públicos e privados, a ignitia elaborou um modelo de previsão para temporais rápidos, ágeis e de nuvens pequenas, típicos dos trópicos. A alta resolução do sistema desenvolvido é capaz de detectar mudanças comuns, em pequena escala e rápidas que ocorrem no clima tropical. “Unindo tecnologia e inteligência, buscamos empoderar o produtor com informações que representem sua realidade, sua fazenda. Essa é uma vantagem estratégica para que ele possa tomar decisões de forma customizada e certeira, visando a produtividade e rentabilidade de sua lavoura”, finaliza Flávio Cotrin.

Alfapress Comunicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui