Festas Juninas: de festa pagã a cristã

0
474
As fogueiras, um símbolo característico das festas juninas atualmente, também têm origem na festa pagã, simbolizando a proteção contra os maus espíritos. Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

As festas juninas são comemorações que acontecem no mês de junho no Brasil. Nela se comemoram três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João. Mas o que talvez você não saiba é que as festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.

A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.

Mas, como a igreja não conseguia acabar com a popularidade dessa festa – que surgiu há centenas de anos -, acabou aderindo a ela e atribui-lhe um caráter religioso. Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.

Festas Juninas: de festa pagã a cristãSímbolos e santos

Ainda antes da Idade Média, no hemisfério norte, as pessoas comemoravam a chegada do verão – no mês de junho – homenageando os deuses da natureza e da fertilidade, ao mesmo tempo em que pediam uma colheita farta. Isso acontecia porque era a altura da colheita de cereais, tal como o milho – que hoje é o ingrediente mais comum nas comidas típicas de festa junina.

As fogueiras, um símbolo característico das festas juninas atualmente, também têm origem na festa pagã, simbolizando a proteção contra os maus espíritos. A tradição foi mantida pelos católicos, que dedicaram uma forma de fogueira diferente para cada santo: a quadrada é de Santo Antônio; a redonda de São João; e a triangular de São Pedro.

LEIA TAMBÉM  ​LEM: bairro Conquista ganha Ludoteca em parceria com o Instituto Sabin

Os três santos católicos – São João, Santo Antônio e São Pedro – foram escolhidos para serem comemorados na festa junina porque eram os santos mais populares do mês de junho.

São João teria nascido em 24 de junho e é muito popular entre os portugueses, que tiveram muitos reis com esse nome, os quais construíam capelas em homenagem ao santo. São Pedro, martirizado em 29 de junho, é considerado o primeiro Papa da igreja. Santo Antônio, por sua vez, que morreu no dia 13 de junho, nasceu em Lisboa.

Desde que as festas juninas foram trazidas pelos portugueses, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, ela possui características peculiares em cada parte do Brasil.

Festas Juninas: de festa pagã a cristãCaracterísticas das festas juninas

Muitas tradições que acompanham essa comemoração representam os principais símbolos das festas juninas que incluem: as comidas, as danças típicas, os balões, a fogueira, as brincadeiras e as roupas, que são tipicamente caipiras, com vestimentas bem coloridas e de estampa xadrez.

Já quanto as comidas, o milho ganha destaque nessas comemorações e, por isso, diversos pratos típicos de festa junina levam esse ingrediente. Sendo os principais a pipoca, a paçoca, o pé de moleque, a canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca. Já as bebidas mais tradicionais são o vinho quente e quentão.

Forró e quadrilha junina são elementos típicos dessas comemorações. A quadrilha tem origem nas danças de salão na França e consiste numa bailada de casais caracterizados com vestimenta tipicamente caipira. Uma coreografia chamada de casamento caipira é feita em homenagem a Santo Antônio, o santo casamenteiro.

A soltura de balões indica o início das comemorações, embora atualmente existam restrições por questões de segurança. Brincadeiras como a cadeia, pau de sebo, pescaria, correio-elegante, saltar a fogueira, argola, entre outros, estão incluídas entre as simpatias, que acabam carregando um pouco do tom de divertimento.

LEIA TAMBÉM  7 erros cometidos por você que estão sabotando seus resultados na perda de peso

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui