Popularmente conhecido como “fungo negro”, a murcomicose está atingindo a Índia, já com 9 mil casos de infectados e, em menor escala, o Brasil. O Ministério da Saúde afirmou que já foram identificados 29 pacientes com o fungo no país.
Com alto índice de letalidade, o fungo negro não é novidade para as autoridades sanitárias, já que somente no ano passado mais de 36 casos foram registrados pelo governo. O que preocupa, no entanto, é o relativo descontrole da pandemia da covid-19 nacionalmente, que em conjunto com a murcomicose, pode causar ainda mais problemas para os órgãos de saúde.
A taxa de mortalidade geral é de 50% e pode ser desencadeada pelo uso de esteroides, tratamento que é usado na recuperação de casos graves de covid e pessoas com doenças críticas.
Em situações normais, o sistema imunológico consegue combater o avanço do fungo e evitar agravamentos, mas em cenários onde o corpo está debilitado, como na covid-19, o mecanismo de defesa pode não dar conta de conter a murcomicose.
Fonte Isto é