Gelato, sorvete ou sorbet? Entenda as diferenças!

0
639

A história do sorvete iniciou-se na China (sim, na China! E não originalmente na Itália), há mais de 3 mil anos! Sua receita inicial foi uma mistura de neve, mel, frutas e gema de ovo.
Na mão dos árabes, a mistura foi chamada de Sberbeth e mais tarde se transformou nos famosos sorbets. Na Itália passou a ser produzida em uma máquina chamada de mantecadora, dando origem ao gelato que conhecemos hoje.

Além do nome, esses tipos de sorvete possuem texturas, sabores e preparações muito diferentes de um para o outro. Você conhece cada uma dessas peculiaridades?

Na Itália, o gelato é considerado não só uma sobremesa, mas um produto completo para a alimentação, já que contém proteínas, açúcares e leite, podendo ser tomado normalmente no café da manhã! A paixão italiana por sorvete é tamanha que o consumo é cerca de três vezes maior que no Brasil, onde são ingeridos aproximadamente 6 litros per capita por ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes – ABIS.

Mas você conhece os diferentes tipos dessa sobremesa tão refrescante?

O sorbet é simples e leve, feito com altos teores de fruta, para aproveitar ao máximo o açúcar e as fibras deste ingrediente, resultando em um sorvete cremoso, de textura incrível.

Fabricado com água ou leites de origem vegetal, o grande diferencial do sorbet é que ele não leva nenhum tipo de gordura, seja a vegetal ou a animal, que pode ser mantido em um congelamento de -20°C, com validade de cinco dias. O resultado é um produto de consistência fina, muito usado para limpar o paladar durante um prato e outro.

Os sorvetes de massa utilizam a mesma base líquida do gelato, com produtos lácteos (como o leite e o creme de leite) e o crème anglaise, que é um creme de ovos, adicionado um sabor, que pode ser chocolate, morango, baunilha e etc.
A principal diferença com relação aos outros tipos de sorvete é o nivelamento de açúcar, água, gordura e aditivos alimentares, já que o sorvetes precisam oferecer uma maior durabilidade.
A quantidade de açúcar impede que o sorvete vire uma bola de gelo, por isso escolhe-se mel ou sacarose para cada sabor específico, considerando os próprios açúcares do ingrediente. Os emulsificantes acentuam o sabor e a consistência, já os espessantes facilitam o congelamento, que fica entre -20°C até -25°C.

LEIA TAMBÉM  Diet e light engorda?

Especialidade dos italianos, o gelato é feito de maneira artesanal com ingredientes frescos, para ser consumido no mesmo dia de sua preparação. A receita tem como ingredientes principais a água, o açúcar, o leite e o sabor escolhido.

O equilíbrio entre o teor de água e de açúcar é essencial para garantir a textura de um verdadeiro gelato. Para cada sabor existe uma proporção certa de açúcares, já que a sacarose ou o mel tem um ponto de congelamento diferente, que interfere diretamente na cremosidade.

Qual a pedida?

Gelato, sorvete ou sorbet? Entenda as diferenças!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui