Existem diversos tipos de golpes. E o golpe do consórcio ganha foça em determinadas épocas do ano, como a blackfriday, no final de novembro.
A vítima deseja comprar uma casa, encontra um anúncio de carta de crédito, com parcelas baratas. Entra em contato, o vendedor rapidamente solicita alguns documentos, mostra uma simulação falsa e a vítima acaba aceitando.
O golpista também costuma oferecer uma carta de crédito já contemplada, dizendo que o cliente poderá receber em poucos dias.
Como não cair em golpe de consórcio? Confira as dicas no vídeo.
O que é um consórcio?
O consórcio é uma modalidade de aquisição, baseada na união de pessoas que têm o objetivo comum de adquirir um bem ou serviço. Mensalmente, todos os integrantes contribuem com um valor determinado, formando uma poupança comum a todos.
O consórcio na forma que conhecemos, com sorteios e lances, é uma invenção brasileira, segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac).
Como foi criado o consórcio?
Foi criado nos anos 1960 por funcionários do Branco do Brasil que se reuniram para formar um fundo com recursos suficientes para comprar automóveis para todos. A iniciativa surgiu frente à falta de crédito ao consumidor no país na época.
Como funciona o lance no consórcio?
O lance é uma proposta de antecipação de parcelas que o consorciado pode fazer em assembleia para ser contemplado, caso não tenha sido sorteado. Funciona como um leilão – o maior lance ganha. O número de sorteios e lances depende do dinheiro disponível no fundo comum, afinal o grupo precisa ter caixa para honrar as cartas de crédito.
No golpe do consórcio, o “lance” é solicitado na hora da contratação. Os golpistas pedem um valor antecipado para liberar a carta de crédito à vítima.