O governo da Bahia está promovendo licitação para a compra de café e açúcar provenientes da agricultura familiar. A iniciativa, executada através das Secretarias do Desenvolvimento Rural (SDR), da Administração (SAEB) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), tem como objetivo valorizar e incentivar a inclusão social dos produtores familiares, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar mercados.
Com um investimento estimado em cerca de R$ 3,2 milhões, a aquisição representa um passo significativo no fortalecimento das famílias agricultoras e na promoção do desenvolvimento sustentável. Além disso, ao adquirir produtos da agricultura familiar para abastecer órgãos governamentais e instituições públicas, o governo também promove uma alimentação mais saudável e de qualidade.
“Essa é uma construção coletiva, onde apontamos a importância que a agricultura familiar tem para o estado e a SAEB direcionou as oportunidades de acesso a mercado a partir das compras institucionais. Com isso, oportunizamos agregação de renda às famílias e ainda trazemos qualidade e economicidade ao Estado a partir do registro de preço do café e açúcar. É o primeiro passo de uma construção maior para implementação de um programa estadual de compras institucionais das mãos da agricultura familiar e economia solidária”, explica o Superintendente de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Euzimar Carneiro.
“Essa iniciativa do governo da Bahia não apenas fortalece a economia local e promove a inclusão social, mas também contribui para a preservação do meio ambiente, a valorização da cultura regional e a oferta de alimentos saudáveis para a população em geral”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.
O Edital na modalidade de pregão eletrônico contempla um tratamento diferenciado para microempresas, empresas de pequeno porte, sociedades cooperativas, agricultores familiares, produtores rurais pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI). As informações completas podem ser acessadas nos portais www.licitacoes-e.com.br e www.comprasnet.ba.gov.br. O período para recebimento de propostas vai de 11 de julho de 2023, às 8h30, até 13 de julho de 2023, às 9h30, e a sessão pública está programada para iniciar às 14h do dia 13 de julho de 2023.
FONTE: SDR/BA