
Ontem, 14, foi um dia especial na Escola Jardim Paraíso: a horta escolar ficou pronta! O projeto “Horta nas Escolas”, que tem a frente a empresa de fertilizantes Cibra, e que está sendo realizado em parceria com a ONG Cidades sem Fome, a UniFaahf e a Escola Municipal Jardim Paraíso, que vinha sendo planejado com muito carinho, finalmente ganhou vida.
Com canteiros bem organizados e cheios de esperança, a horta será um espaço de aprendizado, contato com a natureza e cuidado com o meio ambiente. Os alunos vão poder acompanhar o crescimento dos alimentos, aprender sobre cultivo, responsabilidade e alimentação saudável de forma prática e divertida.
A horta foi pensada como uma ferramenta pedagógica que une sustentabilidade, ciência e cidadania. Segundo Hans Dieter Temp, presidente e fundador da ONG Cidades sem Fome, um dos focos é justamente a educação ambiental e mostrar para as crianças de onde vem e como é produzido os alimentos que eles consomem no dia a dia. O projeto consegue reverter hábitos alimentares, com a participação dessas crianças no plantio, manutenção, cuidado e colheita, passando assim a comer produtos que muitas vezes nunca foram sequer experimentados”.
Conforme Tiago Nogueira, gerente comercial da Cibra Fertilizantes, “a empresa tem uma governança socioambiental direcionada com responsabilidade social que tem como propósito fazer pela sociedade, fazer pelo planeta, fertilizando parcerias para alimentar e transformar vidas, e foi aí que a ONG surgiu como parceira e esta é a primeira horta que a Cibra está financiando. Então o objetivo principal da Cibra é promover o conhecimento através dessa ação, quebrando paradigmas entre as crianças e este tipo de alimentação”.
“Tínhamos o desejo de produzir uma horta porém tem toda uma demanda, e quando nos procuraram para fazer esta horta aqui, foi que o desejo se tornou realidade, através dessa parceria. Estamos na cidade do agro mas nem todas as crianças têm a vivência de produzir, cuidar, e colher os produtos, então vão consumir com a consciência de que foi produzido aqui, e servirá como complementação na alimentação diária que recebem na escola”, explicou a diretora da escola municipal Jardim Paraíso, Rosângela Ribeiro.
Essa é uma ação educativa com o objetivo de cultivar um futuro mais saudável e sustentável que vai impactar diretamente 660 alunos entre 04 e dez anos, 22 professores e mais de 1300 famílias. A horta conta com 380 pés de alface, rúcula, 60 de beterraba, 40 de pimentão, 125 de agrião, coentro e 400 de salsa em uma área total de 250 m².
No local foram plantados também várias árvores frutíferas possibilitando que num futuro próximo as crianças possam saborear diariamente as diferentes frutas ali plantadas como goiaba, laranja, tangerina ponkan, acerola, manga, pitanga, limão e jabuticaba.
Agora com a horta pronta, o próximo passo é o cuidado diário para sejam colhidos, dentro de uns quarenta dias em média, legumes e verduras que servirão de reforço na alimentação dos alunos dessa escola bem como seus familiares. A comunidade escolar está animada para ver os frutos, literalmente, desse lindo trabalho coletivo.