Hospedar em Hostel ainda é uma boa opção para quem deseja viajar gastando pouco?

0
558

Na minha última coluna aqui no Gazeta, eu abordei o quão é libertador viajar sozinho. Geralmente, quando a gente planeja uma viagem sozinho, a primeira inquietação que nos paira é sobre o “onde se hospedar?”. De fato, reservar uma acomodação em um hotel viajando sozinho é bem mais caro do que dividir o quarto com outra pessoa, e beeem mais caro quando se compara a hospedagem com um hostel. Contudo, devemos nos perguntar: o meu perfil de viajante combina com este tipo de hospedagem? Vamos lá…

O Hostel ou Albergue é um tipo de acomodação econômica com quartos e banheiros compartilhados. Via de regra, é uma ótima opção para aqueles que estão viajando sozinhos ou com amigos que querem pagar muito pouco na acomodação. Devido a sua localização estratégica e um astral descontraído, este tipo de hospedagem seduz principalmente o público jovem. Porém, quem optar por se hospedar em um hostel, esteja preparado para dividir o quarto com 4, 6, 8, 10 ou até 12 pessoas.

O ambiente descontraído é um ótimo local para conhecer pessoas. Nos hostels, podemos ampliar a nossa rede de contatos com pessoas de diversas nacionalidades. Além de participar das festas pra lá de animadas dentro do próprio espaço. Entretanto, este não é um lugar para quem busca PRIVACIDADE e conforto. Imagine, você dividindo um quarto com pessoas que você nunca viu na vida? E compartilhando também o banheiro?

Uma sugestão “híbrida” que acaba sendo o meio termo para aqueles que buscam privacidade é a acomodação no hostel em um quarto privativo. A maioria dos hostels ofertam esse tipo de hospedagem onde você poderá ficar sozinho e isolado em um quarto com um banheiro privativo. Em 2019, quando fui a Milão, tive a oportunidade de ficar em um hostel em um quarto privativo, e aprovei a experiência. No hostel, eu pude ver gente de todas as etnias, além de presenciar uma programação bem variada que ia de festas à palestras com temáticas científicas.

LEIA TAMBÉM  Viajar sozinho é libertador!

Na hora de escolher a hospedagem de sua viagem você deve se perguntar: eu busco conforto e privacidade ou busco experiências sociais? A verdade é que todas as experiências são válidas. Inclusive, até mesmo para servir de parâmetro a fim de escolher se você gosta da tranquilidade ou da agitação. Porém, é importante verificar os preços e analisar se compensa ficar em um quarto privativo ou em um hotel convencional.

Tudo isso vai depender do local que você irá viajar, da localização do hostel, da companhia e etc… As vezes, outra possibilidade de hospedagem é o Airbnb. Mas isso, vai ser uma pauta de outra coluna porque o assunto também rende….

E aí? Qual o seu estilo na hora de viajar?

Confesso que ainda prefiro o estilo privativo dos hotéis. Porém, em viagens internacionais onde pagamos com dólar e euro vale a pena (re)pensar e quem sabe, curtir a vibe de um hostel animado.

Hospedar em Hostel ainda é uma boa opção para quem deseja viajar gastando pouco?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui