As dificuldades tornam as pessoas fortes e essas criam oportunidades onde alguns veem problemas.
Assim é Ida Vanzella Barcellos a MULHER QUE FAZ dessa semana. Filha de pequenos agricultores gaúchos, foi a 14ª filha, nascida no interior da cidade de Toledo/PR. Aos 11 anos saiu da roça para estudar na cidade e foi morar com uma família onde ajudava nos afazeres domésticos para compensar a acolhida e alimentação que lhe era oferecida. Permaneceu por lá até os 18 quando concluiu o curso técnico.
Trabalhou durante dois anos como vendedora em uma loja de confecções e aos 20 se casou com Luiz Ziglioni Barcellos e foi então morar no estado de Rondônia, período, segundo ela, muito ruim, pois aconteciam muitas mortes em função de grilagem de terras e também por doenças. Foi então que retornou ao estado do Paraná onde permaneceu por mais cinco anos. Neste período teve dois filhos e, quando estava grávida da terceira, mudou-se para Barreiras/BA.
Em Barreiras, ficou por 14 anos, onde inicialmente se dedicou aos cuidados com a casa e criação dos filhos, e auxiliava o marido nas atividades de negócios como plantação, e trabalhos alternativos em restaurante nos finais de semana e boteco nos carnavais de rua. “Neste período em Barreiras foram diversas as situações e dificuldades, mas superadas com força de vontade”, expõe Ida.
Até que entrou no ramo do agronegócio como vendedora de máquinas agrícolas, onde assumiu cargos ascendentes como vendedora interna, vendedora de campo e gerente de vendas, com diversas premiações por sua dedicação e competência sendo sempre muito prestigiada pelos patrões pelo bom trabalho desempenhado.
Em 1997 vendo as necessidades e crescimento do agronegócio ser mais pujante em Luís Eduardo Magalhães decidiu investir, na época Mimoso do Oeste, comprando terrenos e adquirindo a franquia dos Correios
Em 1999 conseguiu a franquia da primeira lotérica, no ano seguinte, em janeiro, mudou-se para Mimoso do Oeste e em março do mesmo ano veio a emancipação da cidade tornando-se Luís Eduardo Magalhães. No ano seguinte montou através de uma sociedade a Bamagril Máquinas e Implementos Agrícolas e passados alguns anos assumiu, como única proprietária junto a seu marido, a direção da empresa.
Hoje a BAMAGRIL com 21 anos de existência, vendendo máquinas Multimarcas, peças agrícolas, silos metálicos, assistência técnica e reforma de máquinas usadas, continua firme e consolidada no mercado. “Tenho muita gratidão a todos os nossos clientes Bamagril e pelos 35 anos de acolhimento na Bahia. Muito obrigada a todos”, agradece Ida.
Mas Ida tem também um lado social e participativo muito grande. Ela foi presidente da APAE, presidente da Assomiba (Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia), fez parte da diretoria da Acelem, participou do Conselho de Segurança e está sempre pronta para ajudar no que for preciso. Sempre disposta, muito alto astral e sempre com um sorrisão no rosto, ela é uma pessoa admirável e que se doa sem limites quando a necessidade é verdadeira. Quem a conhece mais sabe bem, Ida é daquelas pessoas que mesmo que o dia não esteja muito bom, que as coisas não estejam andando da melhor forma, ela sempre acha um lado positivo e tira uma piada disso, dando uma risada gostosa e tornando aquilo que era pesado muito mais leve, é daquelas pessoas que alegram o dia de todo mundo.
Coragem, vontade de se transformar e vencer as dificuldades são características que fazem da Ida uma mulher guerreira, batalhadora e vencedora e é por isso que ela é MULHER QUE FAZ Gazeta News.