Ilha ou Península? Qual a bancada ideal?

0
2396

O ambiente mais utilizado de uma casa brasileira é a cozinha, pois é o local onde as pessoas se reúnem para cozinhar, tomar café, conversar, além de ser um ambiente que conecta a casa geralmente com os seus espaços externos. E neste sentido, dentro dela a instalação mais utilizada e indispensável é a bancada.

As bancadas se dividem em três categorias: fixas de parede, ilha ou península. Nesta matéria vamos tratar apenas das duas ultimas categorias pois sempre geram duvidas de qual é a melhor opção para cada particularidade da cozinha.

Basicamente as duas bancadas possuem a mesma função, que é dar apoio às atividades exercidas dentro da cozinha e aproveitar melhor o espaço interno uma vez que abaixo delas podemos instalar armários, ampliando a zona de armazenamento do ambiente. Nelas podemos instalar o fogão ou até mesmo a pia, sempre pensando na funcionalidade do espaço atrelado à estética visual.

O que difere a ilha da península é a sua instalação. A ilha é uma bancada solta geralmente instalada no centro da cozinha. Por outro lado, a península trata-se de uma bancada que ou está encostada em uma alvenaria, ou é uma espécie de “braço” que sai da bancada fixa na parede.

Está claro que as ilhas ou as penínsulas são alternativas muito válidas na tentativa de aproveitar melhor o espaço de cozinhas integradas, porém para que de fato elas sejam úteis é preciso um bom planejamento do espaço, principalmente do entorno para que não fique apertado demais e sem utilidade.

As bancadas fixas nas paredes geralmente possuem entre 60 e 70 centímetros, considere a distancia entre elas e as ilhas/penínsulas acima de 90 centímetros, pois vai garantir a abertura ideal da porta do forno ou geladeira por exemplo e a circulação mais confortável para as pessoas.

LEIA TAMBÉM  Como escolher o tapete ideal

As ilhas/penínsulas podem ter dimensões e desenhos variados, porém considere utilizar alturas de modo que fiquem mais úteis. Por exemplo, se nelas tiver instalado um fogão ou pia, considere altura de 90 centímetros, contudo, se forem apenas para apoio ou refeições rápidas você pode considera-las com 110 centímetros e colocar banquetas mais altas no entorno. Não existe regra, apenas planejamento correto para não ter prejuízos estéticos, financeiros e usuais.

Ilha ou Península? Qual a bancada ideal?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui