Iniciativa do cooperativismo de LEM mobiliza comunidade na doação de sangue

em Saúde
12 de dezembro de 2022
Iniciativa do cooperativismo de LEM mobiliza comunidade na doação de sangue

Começa amanhã (13) e segue até sexta-feira (16), em Luís Eduardo Magalhães, a campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea Doar Faz Bem, de iniciativa das cooperativas agrícolas: Cooperfarms (Cooperativa de Produtores Rurais), Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) e Unibahia (Sociedade Cooperativa Unibahia), a de crédito, Sicredi, e as de transportes, Cootransf (Cooperativa de Transportes de São Francisco) e COOPGNP (Cooperativa de Transportadores de Luís Eduardo Magalhães).

Com apoio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), prefeitura municipal e Clínica São Camilo, a campanha chega ao sexto ano consecutivo. A iniciativa faz parte do programa nacional Dia C (Dia de Cooperar) – uma agenda estratégica do cooperativismo brasileiro, com o objetivo de executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e os princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias.

Segundo a comissão organizadora, a campanha, além de reforçar o compromisso das cooperativas com a comunidade local, visa conscientizar a população sobre a importância do ato voluntário de doação de sangue e consequentemente fidelizar o número de doadores, revertendo a situação crítica dos estoques sanguíneos nos hemocentros. No Oeste da Bahia, o hemocentro regional é responsável pelo abastecimento sanguíneo de 24 municípios.

Dados do Ministério da Saúde revelam que para cada ato voluntário de doação de sangue até quatro vidas são salvas. Na contramão, o número de doadores é abaixo comparado ao índice ideal estimado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Apenas 1,8% da população brasileira doa sangue com regularidade, quando o índice ideal para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país é 3 a 5% da população”, aponta o órgão.

A campanha acontece no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Luís Eduardo Magalhães, no horário das 7h30min às 12h e das 13h às 17h. A meta da campanha é atingir o número de 350 bolsas coletadas.

LEIA TAMBÉM  Saiba como os bioestimuladores de colágeno vem transformando o processo de envelhecimento

Condições básicas para doação: Para doar sangue, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem ir acompanhados com um responsável legal); apresentar um documento oficial com foto; ter mais de 50kg; estar descansado; ter dormido pelo menos seis horas; estar alimentado, evitando comidas gordurosas nas últimas quatro horas; não ter fumado por duas horas antes da doação e não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Outras informações sobre as condições para a doação de sangue através do fone (77) 3613 3799 – HEMOBA.

 

/ Published posts: 2693

Somos um editorial online com notícias e informações de Luís Eduardo Magalhães e Região. Tudo que acontece no Oeste Baiano, você encontra aqui.

Facebook
Instagram