
Ontem, 08, no Complexo Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, ocorreu a apresentação de uma aeronave agrícola inovadora: o Pelican Spray, um avião autônomo e 100% elétrico desenvolvido pela startup californiana Pyka Inc. em parceria com a Synerjet Corp.
Este modelo destaca-se por sua tecnologia avançada, oferecendo maior precisão na aplicação de defensivos agrícolas e redução de custos operacionais. Com quatro motores elétricos, o Pelican Spray possui 6,1 metros de comprimento, 11,6 metros de envergadura e autonomia de voo entre 35 e 45 minutos, atingindo velocidade de até 130 km/h. Sua capacidade de carga é de 300 litros de produto, permitindo cobrir 90 hectares por hora com uma aplicação de 10 litros por hectare. Ele vem com cinco jogos de baterias que carregam em duas horas permitindo que opere 24/7 sem nenhuma pausa para carregamento ou resfriamento. Outro benefício apontado é a redução de deriva, onde dinamicamente ajusta a trajetória e tamanho de gotas para compensar vento e proximidade das bordadurasAlém disso, a aeronave pode operar durante a noite, ampliando a janela de pulverização e aumentando a produtividade no campo.
A aeronave representa um avanço inédito para o setor, ao unir tecnologia de ponta, inovação e sustentabilidade ambiental, com destaque para o uso de baterias recarregáveis no lugar de combustíveis fósseis.
O Pelican Spray já está em operação em países como Estados Unidos, Brasil, Honduras e Reino Unido, e é atualmente o maior sistema aéreo não tripulado (UAS) autorizado pela FAA e pela Anac para aplicações agrícolas. No Brasil, a tecnologia já está sendo utilizada por grandes grupos do agronegócio, reforçando o protagonismo nacional na adoção de soluções sustentáveis e inteligentes.
Na ocasião foi feita a assinatura de parceria entre a Aiba, pelo presidente Moisés Schimidt, ABA e ABA OnTech, pelo presidente Ruddiger Alves da Silva e a Synerjet/Pika, pelo representante da empresa, Mateus Di Lello.
O evento foi uma realização da Synerjet/Pyka, ABA Manutenção de Aeronaves e ABA OnTech, com patrocínio da Sumitomo, Syngenta Digital e Inquima, e teve como foco a apresentação da aeronave a produtores rurais, autoridades, investidores e veículos de imprensa.