Inscrições estão abertas para quem quer trabalhar no Enem 2023

0
276

No último dia 06 de julho os representantes do Ministério da Educação confirmaram a abertura das inscrições para os brasileiros que estão interessados em trabalhar na certificação e na aplicação do Enem em 2023. Os interessados poderão se inscrever até o dia 24 de julho, pelo Sistema RNC – Rede Nacional de Certificadores.

Todo o processo de inscrição é feito pela internet, e para confirmar o cadastro, os interessados precisam se adequar a diversos critérios, também estabelecidos pelo Ministério da Educação.

Com a inscrição confirmada, os candidatos às oportunidades de trabalho passam a compor a Rede Nacional de Certificadores (RNC) e a partir daí, garantem a possibilidade de trabalhar tanto com a aplicação do Enem, quanto com a certificação das provas.

Neste ano, é importante lembrar, o Exame Nacional do Ensino Médio será realizado em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro (em todas as regiões do país).

Também vale citar que todo o processo de escolha e treinamento dos aplicadores e certificadores é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o mesmo órgão que aplica as provas do Enem em todo o Brasil.Inscrições estão abertas para quem quer trabalhar no Enem 2023

Quem pode trabalhar no Exame Nacional do Ensino Médio?

Como citamos anteriormente, para trabalhar no Enem em 2023 (e em qualquer outra edição do Exame), os interessados precisam cumprir alguns critérios importantes.

Estes critérios servem para garantir a transparência e a segurança na aplicação do Enem. Veja abaixo a lista atualizada para a edição atual:

  • Trabalhar como servidor público do Executivo Federal, ou;
  • Trabalhar como professor efetivo e em exercício na rede pública de ensino;
  • Ter o ensino médio completo;
  • Não ter parentesco com qualquer pessoa que esteja inscrita para prestar o Enem na edição em questão.
LEIA TAMBÉM  Maioria dos brasileiros desconhece o que é 'beber com moderação'

 

Quanto ganha para trabalhar no Enem em 2023?

Uma das principais dúvidas dos brasileiros em relação ao trabalho dos aplicadores e certificadores do Exame Nacional do Ensino Médio é a seguinte: quanto ganha para trabalhar no Enem em 2023?

De acordo com o site oficial do Inep, os trabalhadores da Rede Nacional de Certificadores ganham R$ 384 por cada dia de trabalho. Portanto, como o Enem é realizado em dois dias diferentes, os profissionais poderão faturar, ao todo, R$ 768.

Inscrições estão abertas para quem quer trabalhar no Enem 2023Como se inscrever para trabalhar no Enem 2023?

Agora que você já sabe quem pode se inscrever para trabalhar no Enem 2023, e qual é o salário dos aplicadores e certificadores, chegou a hora de conferir o passo a passo completo para o cadastro.

Primeiramente, você deve acessar o site oficial da Rede Nacional de Certificadores (http://certificadores.inep.gov.br/certificadores/) e escolher a opção “cadastro”.

A partir daí, é necessário preencher todas as informações pedidas pela plataforma. Em seguida, você completará sua inscrição indicando até 3 cidades (ou sub-regiões) nas quais você deseja trabalhar no Enem 2023 (seja como aplicador ou como certificador).

Se você se inscreveu para trabalhar no Enem nas edições anteriores, o seu cadastro, provavelmente, ainda está ativo no sistema. Nesse caso, basta atualizar as informações para renovar o interesse e garantir a possibilidade de aplicar ou certificar as provas atuais.

Segundo o Inep, logo após o processo de inscrição, o trabalhador poderá acompanhar no site oficial da RNC todas as atualizações sobre o Exame e o processo seletivo.

Os resultados devem ser divulgados a partir do dia 14 de agosto, e para acessá-los, os candidatos também devem entrar na Página de Acompanhamento da RNC. Vale citar que, com a confirmação da inscrição, os trabalhadores também podem concorrer a oportunidades de estudo em diversos cursos de capacitação à distância.

LEIA TAMBÉM  Aniversário de LEM é comemorado com estilo e grande público

Após a confirmação da inscrição, o Inep realiza o primeiro chamamento dos profissionais, convocando os interessados a participar de um treinamento à distância que acontece, exclusivamente, pela internet.

Os candidatos que conseguirem desempenho acima de 70% no treinamento online passam a ser considerados aptos para trabalhar no Enem, e a partir daí, são convocados, por ordem de classificação, para o trabalho propriamente dito.

Atenção! Após a convocação, você terá apenas 48 horas para decidir se aceita ou não trabalhar no Enem 2023. Em caso de resposta negativa, o Inep convida o próximo candidato da lista.

Por fim, se a inscrição não for confirmada pelo Inep até o dia 14 de agosto, os interessados podem entrar com recurso junto ao Ministério da Educação entre os dias 15 e 21 de agosto. Segundo o edital de 2023, o resultado dos recursos será divulgado somente em 1º de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui