O concreto é símbolo importante de um período de grande reconhecimento da arquitetura brasileira e até hoje segue como um dos materiais preferidos dos profissionais da área interessados em explorar a flexibilidade e expressividade que seu uso confere aos projetos.
Apesar de estar associado sobretudo às estruturas das construções, o concreto pode figurar como protagonista por sua materialidade, temperatura, cores e outros aspectos que vão além de suas qualidades estruturais. Quando mantido aparente, o concreto imprime um caráter marcante nas áreas internas das obras ao dialogar com os demais elementos que compõem a ambiência das propostas.
Dicas para usar o concreto aparente
Seja em lajes, paredes, vigas e até mesmo como mobiliário, o concreto carrega em si muitas vezes, além de uma temperatura característica, as marcas de suas fôrmas que dão ao material uma presença e uma imagem inconfundíveis.
Vários projetos exploram a potência desse material em um contexto menos comum, os interiores. Nesse tipo de uso, a frieza e plasticidade do concreto se encontra com outros materiais, cores e texturas e assume uma presença renovada e prolífica.