Já ouviu falar em temperatura de cor?

0
675

Conheça os segredos da temperatura de cor, saiba como ela funciona e construa um ambiente do jeito que você sempre quis.

É comum você se deparar com essa informação nas embalagens das lâmpadas e provavelmente escolherá pela tonalidade branca ou amarelada conforme a sua necessidade, porém já se perguntou o porquê dessa variação, qual a diferença entre elas e qual a melhor escolha para cada ambiente?

Primeiramente vamos entender o que se trata a temperatura de cor, que nada mais é do que um sistema de classifica a tonalidade da luz emitida pelas lâmpadas, com o intuito de separá-las conforme a sua temperatura, que não tem relação com calor emitido pelo corpo luminoso. A representação gráfica desta classificação é dada em Kelvin, por isso vemos nas embalagens números que variam de 3000 a 6500k em sua maioria.

Para compreender melhor, visualize uma barra que varia do alaranjado passando pelo amarelo até chegar no azul, neste sentido, quanto mais próximo do laranja, menor é seu grau de temperatura, logo são cores mais quentes e amareladas. Por outro lado, quanto mais próximo estivermos do azul, maior o grau de temperatura e consequentemente trata-se de luzes mais frias.

Leia também: Pendentes e lustres, onde e como usar?

Dois pontos muito importantes que precisam de atenção: um deles é o fato de que a temperatura de cor não influencia em nada na eficiência energética, ou seja, não está relacionada com o consumo da lâmpada, o que interfere neste ponto é a potência. Outro ponto se refere aos ambientes mais ou menos iluminados de acordo com a utilização de cores mais frias/brancas ou quentes/amarelas, é errado pensar que luzes brancas iluminam mais, o que difere uma cor da outra é o seu efeito e sensação, sendo que este quesito está relacionado apenas com o fluxo luminoso de cada lâmpada.

LEIA TAMBÉM  Como escolher o tapete ideal

Entendido isto, entende-se que para ambientes onde a ideia é proporcionar sofisticação e aconchego, como quartos, salas, restaurantes, o ideal é fazer uso de lâmpadas mais quentes variando entre 2700 e 3000K. Por outro lado, ambientes onde há necessidade de atenção, como estação de trabalho, cozinha e banheiro, utiliza-se uma temperatura de cor mais elevada e fria variando de 4000 a 6500K.

Lembre-se que uma boa iluminação causa impacto emocional e sua má utilização será capaz de desvalorizar um ambiente, prejudicando completamente a sua funcionalidade. É normal ter dificuldade na hora de escolher, mas atente-se ao tipo de iluminação que você precisa em cada ambiente, e com estas dicas você conseguirá vencer este desafio.

Siga a Gazeta News no Instagram.

Já ouviu falar em temperatura de cor?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui