Laboratório de Análise de Fibras da Abapa é aprovado em auditoria interna, requisito obrigatório para acreditação do Immetro

0
46

Entre os dias 25 e 27 de novembro, o Laboratório de Análise de Fibras da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em Luís Eduardo Magalhães (BA), passou pela terceira auditoria interna de seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), realizada pela auditora líder Adelaide Cristhina Rebouças e pela avaliadora técnica Milena Ingredy. A ação teve como objetivo verificar o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela norma NBR ISO/IEC 17.025:2017, essencial para garantir que o laboratório opere de acordo com as melhores práticas internacionais.

De acordo com Sérgio Brentano, gerente do Centro de Análise de Fibras da Abapa, a auditoria é uma ferramenta fundamental para avaliar a eficácia do sistema de gestão implementado e assim, obter acretidação junto ao Immetro. “Estamos aptos para buscar a acreditação na norma 17.025. Já havíamos demonstrado conformidade na auditoria anterior, e agora confirmamos, mais uma vez, que atendemos os critérios. Essa acreditação confere ao laboratório credibilidade em âmbito nacional e internacional”, destacou Brentano.

A auditora Adelaide Cristhina Rebouças reforçou que o laboratório atende plenamente à norma auditada. “Identificamos que os apontamentos feitos no ano passado foram resolvidos, e confirmamos que a equipe, os equipamentos e os processos atendem aos mais altos padrões de qualidade. Isso garante a confiabilidade dos resultados emitidos e deixa o laboratório apto a buscar a acreditação formal do Inmetro e outras certificações”, explicou.

Sobre a acreditação

A acreditação é conduzida pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), o único organismo oficial reconhecido pelo governo brasileiro para certificar conformidade com normas técnicas. Essa chancela garante que o laboratório opere com excelência, assegurando a qualidade e a confiabilidade dos serviços prestados.

Estrutura e alcance

Em fase final de análise das amostras da safra 2023/2024, o laboratório contabiliza 3.470.299 amostras finalizadas, atingindo 99% da previsão total de 3,5 milhões de amostras. O Centro de Análise de Fibras da Abapa é o maior da América Latina e um dos mais avançados do Brasil. Localizado em Luís Eduardo Magalhães, atende 100% dos produtores de algodão da Bahia e, desde a safra 2020/2021, também analisa amostras dos estados que compõem o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

LEIA TAMBÉM  Rastreabilidade total da soja: Bunge lidera pela sustentabilidade

Ascom Abapa

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui