Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área com cerca de 15 hectares de capim, equivalente a 15 campos de futebol, em uma fazenda localizada às margens da BR-020, em Luís Eduardo Magalhães (LEM), no oeste baiano.
Equipes da Operação Florestal Bahia 2023, finalizaram nesta quarta-feira (30), o combate às chamas que teriam iniciado na tarde de terça-feira (29). Segundo a Guarnição de Combate a Incêndio Florestais (GCIF), ninguém ficou ferido e ainda não se sabe o que teria provocado o fogo; uma perícia deve apontar as causas do incêndio.
Condições meteorológicas como clima seco, baixa umidade, altas temperaturas e ventos fortes, comuns na região nesta época do ano, são fatores que podem ter colaborado para a propagação das chamas.
Os combatentes seguem monitorando a área com equipes da GCIF, para evitar o surgimento de novos focos. Uma guarnição de serviço da companhia de LEM, que faz parte do 17º GBM de Barreiras, prestou apoio a ocorrência com viatura e brigadistas.
Ainda neste mês de agosto, um incêndio de grandes proporções atingiu um armazém de estoque de feno no setor industrial de Luís Eduardo Magalhães (BA), no dia 14. Em nota, a empresa agradeceu a ajuda recebida e esclareceu que o fogo não danificou a estrutura, e não feriu animais ou pessoas, ficando concentrado apenas no feno.
De acordo com o Programa Queimadas, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro até agosto foram registrados na Bahia, 3.128 focos ativos detectados por satélite. Neste ano, os estados que compõe o Matopiba aparecem no topo da lista de queimadas com 18.730 focos, ficando atrás do Mato Grosso, Pará e Amazonas, respectivamente.
Operação Florestal Bahia 2023
Há uma semana, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) lançou em Barreiras, a Operação Florestal Bahia 2023, que envolve ações de prevenção e combate às queimadas.
Durante a operação, são em média de 150 bombeiros militares, além de brigadistas voluntários, uma frota com viaturas tipo caminhonete, com tração nas quatro rodas, e equipamentos como pás, foices, sopradores, enxadas e facões.
Todo o estado está coberto pelas ações a partir das quatro bases operacionais para que as respostas sejam mais rápidas.
FONTE: Canal Rural