Na última sexta-feira (09), começou a ser desmontado o Plantão da Dengue, que ficava situado no pátio da UPA e que atendeu um grande número de pessoas com sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya.
Com as ações de prevenção desenvolvidas pela Prefeitura para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, houve uma significativa diminuição dos casos, que estavam em 180 por dia no início de fevereiro, para 50 em abril, passando assim os novos casos a serem atendidos na Unidade de Pronto Atendimento do município.
A estrutura do Plantão da Dengue está sendo deslocada pela secretaria de Saúde, para o lado da Nova UCC, onde será o Centro de Referência para Síndromes Gripais, que atenderá pessoas com sintomas como coriza, gripe, tosse ou dor de cabeça, onde será feita a triagem e avaliação pela equipe local de saúde.
“O objetivo da Secretaria é dar maior agilidade no diagnóstico e tratamento precoce dos pacientes, diminuindo a transmissão do vírus e com isso a consequente diminuição do agravamento dos sintomas”, destacou a diretora de Assistência à Saúde, Fernanda Fischer.
A necessidade se deu tendo em vista o cenário de pandemia da Covid-19 e a chegada do período de estiagem no Município, com temperaturas mais baixas pela manhã, o que facilita o surgimento de doenças respiratórias.
Fonte Ascom Lem