Faleceu ontem, 02, em Brasília, o médico hematologista Brancildes do Espírito Santo Júnior. Ele estava internado há 17 dias, fez a cirurgia de uma úlcera, mas devido a complicações por causa da Covid-19, o problema se agravou, foi entubado e acabou tendo uma parada cardíaca.
Brancildes tinha 63 anos, natural de Maceio/AL, e era casado com a médica e vereadora Graça Melo e tinha três filhos, Tiago, Rodrigo, e Jéssica. Atuava na rede municipal de saúde, em Barreiras desde 2012, como médico no Hospital Eurico Dutra, médico do Programa Melhor em Casa, serviço de atendimento domiciliar e era responsável pelo Programa de Anemia Falsiforme do Leonídia Ayres, que atende a população a nível regional.
Barreiras e região estão consternadas com esta perda irreparável, visto que ele era muito comprometido e apaixonado pela profissão tornando-se uma das principais referências da área médica.
Uma das grandes contribuições dele, foi a fundação do Unisangue, primeiro Centro de Hemodiálise da região, e também fazia atendimentos nos municípios próximos de Barreiras, como Riachão das Neves, onde atuou também na política, sendo vereador de 2013 a 2016, presidente da Câmara no biênio 2015/2016 e vice-prefeito.
Além de médico e político, ele era apaixonado pela comunicação. Como radialista profissional, chegou a fazer participações nos telejornais da TV Oeste, com quadros de saúde e, recentemente apresentava o programa Saúde em Debate, na rádio Vale do Rio Grande.
A prefeitura de Barreiras decretou luto oficial nesta segunda-feira (03) suspendendo o atendimento ao público nas repartições administrativas.
O jornal Gazeta News manisfesta os mais sinceros sentimentos de solidariedade aos familiares do dr. Brancildes Júnior, neste momento de dor e tristeza.