Metaverso e suas tendências no Agronegócio

0
427

Dentre os assuntos mais presentes no setor da tecnologia e que carregam as maiores expectativas dos próximos anos sobre sua aplicação, está o metaverso. Esta tecnologia que, inicialmente foi algo mais atrativo para usuários de redes sociais e gamers, hoje mostra um potencial de recriar o mundo físico em um ambiente digital, possibilitando a simulação de situações reais. De fato, é até difícil prever como as atividades comerciais funcionarão, dado o grande leque de inovação que o metaverso irá nos fornecer.

O poder que essa nova tecnologia oferece é uma tradução do contato físico em um ambiente que podemos chamar de “phygital”. A possibilidade de participar de reuniões, treinamentos, conhecimento e monitoramento de produtos sem sair de casa é o que definirá a permanência do metaverso nos setores comerciais, dentre eles, o agronegócio que é um dos mais aderentes às inovações para melhorar sua produtividade, reduzir os desperdícios e otimizar a gestão.

Já existem ambientes “phygitais” voltados para o agro, com o intuito de simular uma experiência real com o maquinário. No evento Show Rural Digital de 2022, um dos maiores do segmento no país, foi apresentado um exemplo desta tecnologia com Pulverizadores. Desenvolvido pela Basf Brasil, o mundo virtual oferecia aos agricultores a possibilidade de embarcar em um trator 100% digital, porém com todas as possibilidades de uma situação real e suas movimentações. Parecido com isso, também há uma iniciativa chamada Farming Simulator 22, que permite ao gamer uma experiência lúcida do que é viver em uma lavoura de criação, possibilitando atividades como o manuseio de tratores, plantio, colheita e planejamentos relacionados ao clima, se tornando uma imersão real no cotidiano da agropecuária.

LEIA TAMBÉM  Nova rota Bahia-Ásia é comemorada pelos cotonicultores baianos

A popularização desta tecnologia depende muito de como os setores empresariais receberão a novidade. A tendência é que, ao perceber que processos como as vendas, compras, aluguéis, testes e simulações são mais estratégicos, ágeis e lucrativos dentro do metaverso, a tecnologia se instale em nossos cotidianos de uma vez por todas, possibilitando a oferta de produtos e serviços para os consumidores em um ambiente totalmente novo.

Sabemos que nos últimos anos, durante a pandemia da Covid-19, os espaços virtuais se mostraram mais úteis do que imaginávamos há uma década, e com o confinamento as novas tecnologias de interação virtual se confirmaram como uma tendência que chegou para ficar e evoluir. Vale lembrar que com o auxílio de outras tecnologias chegarão em peso, como o 5G, a interação virtual passará cada vez mais por otimizações e aperfeiçoamentos. Portanto, vale a pena nos mantermos por dentro das novidades que este novo metaverso deve criar, principalmente no setor de agronegócio. Fique de olho.

Por Daniel Goettenauer

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui