No mês que estamos falando da consciência e representatividade negra, não poderíamos perder um dos maiores gênios da moda.
Virgil Abloh acaba de nos deixar aos 41 anos de idade vitima de um câncer. Ele foi um dos primeiros homens negros a estar à frente de uma marca de luxo internacional.
Atual diretor criativo do universo masculino da Louis Vuitton e criador da marca desejo Off White, Abloh ditou a moda como conhecemos hoje. Ele foi responsável por introduzir o streetwear no mercado de luxo, como tênis, peças de camuflagem e o uso do jeans.
Além da referência do hip hop, ele trouxe a tona em semanas de moda e temporadas, mensagens de inclusão social de raça e fluidez de gênero. Sua introdução no mercado como Dj e sua atuação também como consultor artístico de celebridades potencializou sua criatividade, seu infinito senso de curiosidade, seu amor pelo design e sua ética de trabalho, que são exaltados por fãs adeptos de sua moda, entre alguns deles estrelas como Justin Bieber, a editora chefe da Revista Elle, Nina Garcia e a Casa Dior.
No Brasil, o apresentador Marcos Mion já deixou registrado em suas redes sociais sua tristeza, por ser fã do trabalho de Abloh, principalmente dos tênis, item que ama e coleciona.
Abloh com certeza foi um gênio visionário e a moda por sua vez perde.