Não regularizei meu título de eleitor. E agora?

0
1273

Prazo da Justiça Eleitoral terminou no dia 6 de maio

Devido à pandemia do novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que os atendimentos presenciais para regularização da situação eleitoral fossem feitos virtualmente.

Para seguir o calendário eleitoral à risca (inclusive a data das eleições), a ministra Rosa Weber não permitiu a prorrogação do prazo para regularização do título de eleitor, que terminou na última quarta-feira, 6 de maio.

Segundo o TSE, mais de 400 mil eleitores brasileiros solicitaram atendimento on-line em todos as unidades da federação.

O que faz um título eleitoral ficar irregular?

Antes de se desesperar por ter perdido o prazo da Justiça Eleitoral, você precisa antes ter certeza da sua situação eleitoral. Acesse este link e digite seu nome completo ou o número do seu título ou seu CPF para saber.

Seu título pode estar em três situações:

  • Regular: você não tem pendências, logo não precisava se preocupar;
  • Cancelado: você não votou por três eleições consecutivas e não justificou sua ausência; ou não fez a biometria obrigatória (durante a pandemia, o TSE não cancelará títulos por esse motivo);
  • Suspenso: você esteve no serviço militar obrigatório ou foi condenado(a) criminalmente.

Logo, o prazo dado pela Justiça Eleitoral finalizado em 6 de maio era para que os títulos cancelados ou suspensos pudessem sair dessa situação e ir para a condição de título regular.

Quais são as consequências de um título irregular?

As pessoas costumam zombar da multa de R$3,51 (por turno de eleição ausente) imposta ao eleitor para regularizar o título, mas se esquecem que existem consequências por ter esse documento cancelado, como ser impedido de:

  • Votar nas eleições de outubro de 2020;
  • Tirar RG ou passaporte;
  • Receber remuneração, caso seja servidor público;
  • Participar de concurso público;
  • Ser empossado em cargo público;
  • Obter empréstimo em bancos mantidos pelo governo;
  • Renovar matrícula em faculdades e universidades;
  • Obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado;
  • Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar, quitação eleitoral ou do imposto de renda.
LEIA TAMBÉM  Posso me aposentar por ser alcóolatra?

Então, se você não conseguiu regularizar seu título eleitoral, terá que aguardar até novembro, quando o sistema de regularização voltará a funcionar. E claro: torcer para que não precise estar em nenhuma das situações descritas acima.

Segundo levantamento de 2019 do próprio TSE, a maioria dos títulos cancelados é de homens jovens, solteiros e com baixa escolaridade. Uma vez que este período de regularização acontece todos os anos, seria esperado que ninguém deixasse tudo para a última hora.

Entendemos que há dificuldade de parte da população em lidar com tecnologia e que a pandemia atrapalhou até mesmo nisso. Agora, paciência: assim como todos os outros aspectos da nossa vida ultimamente, teremos que esperar para voltarmos a nossa vida normal.

Não regularizei meu título de eleitor. E agora?

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui