A cada safra o produtor rural do Oeste da Bahia, melhora sua técnica de produção, com isso, aumenta o resultado de sua produtividade. Os bons resultados são refletidos da porteira para fora das fazendas, sobretudo quando o assunto é solidariedade. Há 16 anos, a categoria vem contribuindo com o Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), criado para desenvolver ações de responsabilidade social na região. Para 2023, o Fundesis anuncia o investimento de R$1,8 milhão (um milhão e oitocentos mil reais), em obras sociais. O aporte está previsto no edital nº 01/2023, que foi lançado na manhã desta sexta-feira (14), na sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em Barreiras.
“O lançamento da 11ª edição do edital do Fundesis, foi de uma emoção muito grande, quando pudemos ver mais de 100 pessoas aqui nesse auditório, uma participação maciça das instituições assistenciais da nossa região. Só temos a agradecer a Deus, por tudo isso que está acontecendo aqui no oeste da Bahia”, declara o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.
Podem se inscrever entidades sociais juridicamente estabelecidas há pelo menos três anos e que estejam em dia com a sua documentação, comprovando capacidade técnica e financeira de executar o projeto inscrito. Cada entidade deve submeter apenas um projeto, concorrendo até R$80 mil, sendo obrigatória uma contrapartida de pelo menos 20% do valor recebido. O prazo de inscrição vai até o dia 01 de dezembro de 2022. Após essa fase, as propostas serão analisadas e os projetos selecionados, levando em consideração a relevância social, ambiental e econômica para a comunidade beneficiada.
Para as entidades que tiverem dúvidas na elaboração do projeto, a coordenadora do Fundesis, Aléssia Oliveira, ministrará, no dia 25 de outubro, capacitação técnica, com vistas a orientar os gestores das instituições que concorrerão ao recurso. Todas as informações constam no edital a seguir: https://aiba.org.br/fundesis/editais-fundesis/
Ascom Aiba