Olá usuários,
Vocês sabiam que existem apenas duas indústrias que chamam seus clientes de usuários? A de drogas e a de software. Logo, todos somos usuários nesse mundo da internet.
A matéria de hoje é mais como uma carta para eu mesma e também para você que faz parte da minha bolha ou é super interessante para o meu algoritmo nessas redes sociais.
Quantas vezes você já pegou o celular hoje só para checar suas notificações em momentos que não deveria? Você é a pessoa que checa suas redes antes de fazer xixi ou ao fazer xixi?
Sabe que clicar duas vezes com o botão na tela vai curtir, arrastar o dedo de cima para baixo no topo da página vai carregar novas histórias no instagram e arrastar o dedo de baixo pra cima vai fazer com que sua linha do tempo role?
Ontem eu assisti o filme O Dilema das Redes na Netflix, um docudrama estadunidense dirigido por Jeff Orlowski. Ele foi lançado em Setembro de 2020 e analisa o papel das redes sociais e os danos que elas causam à sociedade. Quando o filme acabou, por uma fração de segundos eu quis sair de toda a internet e tentar sobreviver nesse mundo sem as interações online. Mas logo voltei atrás ao perceber que eu não só trabalho com a internet, como vivo a internet. Eu e você somos o produto desse meio.
Foi muito forte perceber que a internet mudou o planeta e ela dita o nosso futuro. –a polarização, ansiedade, depressão, desconexão com a realidade, fake News, etc. No documentário todas essas questões são trazidas pelos próprios criadores da internet; “Tristan Harris, ex-designer ético do Google; Tim Kendall, ex-presidente do Pinterest; Justin Rosenstein, ex-engenheiro do Facebook; Roger McNamee, investidor em tecnologia, e Jaron Lanier, cientista da computação e autor de “Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais”.”
Por outro lado, é claro que a internet possibilitou a união de famílias e amigos que moram longe; facilitou a comunicação e engajamento de causas sociais e mais ainda nos faz estar conectados ao mundo sem sair do lugar. De qualquer forma é muito importante estar atento e diminuir o vício, afinal somos usuários, lembram?
Além de assistirem O Dilema das Redes; vejam o Show de Truman e Matrix, ambos filmes são muito citados nesse doc. também.
Para identificar e tentar sair da tal Matrix aqui vão algumas dicas que eu faço:
*Cobrir a câmera do computador com um post-it ou bandaid;
* Não levar o celular para o banheiro;
*Desativar as notificações das redes sociais;
* Estipular horários para estar em cada uma delas;
*Ocupar o tempo livre lendo livros; meditando e fazendo outras atividades longe do computador e do celular;
*Não acreditar em tudo que eu leio, pesquisar sempre todas as fontes possíveis;
*Não espalhar e acreditar em Fake News;
*Seguir perfis que me inspiram e bloquear aqueles que me dão algum gatilho ruim;
*Fazer terapia;
*Acompanhar matérias em sites com relevância, como o Gazeta News, por exemplo!
Pesquisem sempre, em todas as fontes possíveis, votem em quem não espalha Fake News, bebam água e estejam atentos!
Bom fim de semana e até semana que vem.
Beijos
Camila Nunes – Produtora