Um clássico das bebidas à mesa de todos; valores, sabores, rótulos e rolhas, um mundo muito amplo, uma infinidade de informações e conhecimentos que por mais que se busque intensamente não se consegue chegar ao fim, mesmo porque, ninguém está preocupado com a conclusão de conhecimentos, mas com o prazer que o vinho proporciona a quem degusta.
Uma das bebidas mais antigas do mundo, esteve presente nos tempos antigos de Noé e também de Jesus, o vinho foi a bebida utilizada pelo mestre no seu primeiro milagre, segundo a bíblia relata. E permanece nos cenários religiosos até os dias atuais.
O vinho também está presente na mesa das pessoas no consumo indireto, pois ele é excelente para a culinária, usado na carne dá um sabor irresistível, no risoto é indispensável e também no uso das sobremesas ele se faz presente.
O vinho como remédio: acredita-se que o uso moderado do vinho tinto reduz os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, artrite e até o câncer. O responsável por tantos proveitos é o resveratrol, polifenol com efeito anti-inflamatório encontrado na casca da uva. A substância controla os índices do colesterol ruim, prevenindo contra infartos e derrames e também retarda o envelhecimento.
O vinho é uma bebida que está presente na mesa das pessoas e a principal função dele é trazer o prazer e a alegria àqueles que sabem os limites e uma boa escolha. Existe uma ampla sugestão, com variedade significativa nas uvas, há quem prefira um cabernet sauvignon, um merlot, um Shiraz e outros, ou também um blend, que é a mistura de algumas uvas, deixando o vinho com um sabor indescritível.
Em se falando de valores, os vinhos dão uma passeada boa nos bolsos do apreciador, nem sempre o valor está ligado ao sabor, podendo encontrar vinhos com um valor acessível a qualquer pessoa como valores exorbitantes, tudo vai dá boa escolha, ou seja um pouco de conhecimento no assunto favorece o apreciador.
Há quem se apegue às rolhas, o cheiro delas é encantador, o tipo da cortiça usada dá prazer, ao ponto de existir colecionadores com suas belíssimas variedades de rolhas.
Enfim, o conhecimento do vinho e a apreciação do mesmo é um mundo encantador, onde dá ao apreciador o prazer, a alegria, supostamente previne algumas doenças e ainda une as pessoas.
Podemos dizer que consumir um bom vinho, com moderação, é uma experiência incrível.