Oi pessoal! Hoje eu resolvi trazer uma reflexão para nossa coluna. Com que frequência você diz “não”? Quantas vezes você faz algo só para não ficar de fora de um grupo ou convenção social?
Autocuidado está relacionado com todas as atividades que fazemos para nosso bem, podendo ser: manter bons hábitos de higiene, alimentação saudável, rotinas de cuidados com a pele e cabelos, ler livros, se exercitar, curar mágoas passadas, e… dizer “não”!
Calma! Não é para dizer “não” para tudo, ok? Quando falo em dizer “não”, quero trazer a reflexão de que precisamos estar mais conscientes do que realmente queremos, do que realmente desejamos. Às vezes vamos a um jantar ou festa que nem estávamos com vontade, só porque todos vão, ou porque não tinha mais nada para fazer…
É necessário ouvir o corpo e a mente, e respeitar os nossos processos. Nem sempre vamos estar super alto-astral, e tudo bem! Nem sempre vamos estar super produtivos, e tudo bem! Nem sempre vamos querer visitar nosso amigo querido, e adivinha? Tudo bem!
Quando aprendemos a ouvir e respeitar nosso corpo, mente e desejos, ocorre um processo de cura e acolhimento pessoal. Quando abrimos mão de algo que não julgamos necessário, damos um passo a mais no amor próprio e autocuidado.
Cada um sabe de suas próprias batalhas e necessidades, cada um de nós sabe exatamente o que fazer, só basta ouvir com atenção… Dizer “não” para as coisas, ações e sentimentos que não lhe servem mais, é uma escolha que só você pode fazer por você mesmo. Pode ser doloroso, mas o resultado vale a pena!
Escolha você! Cuide de você! Só assim você será capaz de também cuidar dos outros!
Espero que esse tema tenha deixado uma pulga atrás da orelha! Vejo vocês semana que vem!