Estamos vivendo um momento em que saber administrar o dinheiro e organizar o orçamento tornou-se muito necessário. O mercado está mudando, em todos os sentidos, a economia tem um futuro ainda incerto, mas muitas empresas e profissionais já foram impactados.
Segundo uma pesquisa da Datacenso, 51% dos brasileiros sentiram os impactos da Covid-19 no bolso. Destes, 59% tiveram redução de renda superior a 25%.
Estar com as contas em dia e o caixa equilibrado, permitindo fazer novos investimentos ou simplesmente ter uma situação confortável, é o desejo de muitas pessoas e empresários. Para atingir esses objetivos não existe fórmula mágica: é preciso controle e conhecimento. Nesse ponto que entra a importância da educação financeira, sem a qual pode ser difícil compreender quais pagamentos são prioridades, como definir um fluxo de caixa e até mesmo como investir a sua poupança.
O que é educação financeira?
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a educação financeira não consiste em apenas cortar gastos e diminuir as despesas. Mas compreender quais as melhores ações que devem ser tomadas para que você consiga ter uma segurança material para o futuro, seja na sua vida pessoal, seja com as finanças do seu negócio.
Infelizmente, quando crianças, nós não costumamos ter acesso à educação financeira nas escolas e o resultado é uma sociedade endividada, que não sabe lidar direito com seu dinheiro. Para se ter uma ideia, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, em setembro de 2016, 63,2% das famílias brasileiras estavam endividadas.
Esse é um número muito alto. Se essas pessoas não conseguem lidar com as cobranças, como a fatura do cartão de crédito ou a prestação de um carro, imagine lidar com a gestão financeira dos seus próprios negócios.
Qual a importância da educação financeira?
Quem está disposto a aprender sempre colhe bons frutos — e com a educação financeira não é diferente. Entendendo seus princípios e modificando a sua atitude, é possível organizar o orçamento doméstico, empresarial e até mesmo o seu perfil e a sua atitude diante das compras. Veja alguns benefícios que a educação financeira pode trazer para a sua empresa:
– Modifica o seu perfil consumidor
– Reduz o estresse
– Ajuda a planejar o futuro
– Promove o crescimento sustentável
Existe um outro termo que se confunde muito com a educação financeira que é a inteligência financeira. Na verdade elas são complementares. A educação financeira fornece o conhecimento para ser aplicada utilizando a inteligência financeira.
A educação financeira tem um papel muito grande no dia a dia das pessoas ou das empresas, pois ela proporciona ter o controle do dinheiro e não ser controlado por ele. Ser educado financeiramente permite que a pessoa seja capaz de administrar todos os gastos obrigatórios e ainda incluir metas a médio e longo prazo no planejamento financeiro.
Reconhecer a importância da educação e da inteligência financeira para manter uma relação saudável com o seu dinheiro é o primeiro passo para assumir o controle das suas finanças e traçar o melhor caminho para atingir seus objetivos.
Já está convencido sobre a importância da educação financeira?