Antes de adquirir um terreno para construir sua residência deve atentar-se a algumas condicionantes físicas e legais acerca do lote pretendido para que não haja possíveis dores de cabeça no futuro. Nesta matéria serão apresentados quatro pontos importantes que te auxiliarão nesta decisão, porém não são regras, trata-se de conselhos para o melhor aproveitamento da sua aquisição.
O primeiro ponto refere-se à localização, bem como a infraestrutura existente no local, ou seja, se este terreno se encontra em uma região onde já possui rede de esgoto, água e energia elétrica, se a distância percorrida por você até o seu lote está dentro do programado para sua rotina além disso, atentar-se ao entorno imediato que corresponde aos lotes vizinhos, se há ou não ocupações pré-existentes.
Em segundo lugar deve-se observar a insolação neste terreno, já foi dito em matérias anteriores o quão importante é a ventilação e iluminação de uma residência, sendo assim, opte por terrenos onde a posição do nascer e pôr do sol estejam nas laterais ou diagonais pois haverá uma melhor distribuição dos ambientes para garantir insolação adequada e conforto térmico principalmente.
Procure não escolher terrenos onde a posição dos ambientes de maior permanência esteja voltada para oeste ou norte, são incidências solares muito incômodas.
O terceiro ponto a ser analisado está relacionado à topografia do local, que nada mais é do que a configuração do terreno em relação aos desníveis de terra. Lotes que “caem” para a frente, ou seja, dos fundos para a rua, costumam ser mais proveitosos tanto para construção evitando que as águas da chuva voltem para o terreno, quanto para hidráulica, uma vez que a gravidade auxiliará no escoamento da água e esgoto.
Para o quarto e último item da lista temos as condicionantes legais, que são as leis de construção municipais e/ou dos condomínios horizontais que implicarão em decisões construtivas. Neste sentido, observe nestas leis, o que pode ser construído, qual a área máxima que permitem ocupar, quais os afastamentos das divisas e demais normas. São pontos que não podem ser ignorados e podem gerar problemas no futuro, inclusive legais.