Estamos na reta final do ano e este clima de encerramento faz com que muitas pessoas se planejem para o próximo período e uma das pautas que são levantadas neste momento é a da reforma ou construção que se pretende realizar a seguir. Por isso deve-se cercar de profissionais capacitados para que não tenha problemas futuros principalmente financeiros, porém existem alguns pontos onde não devemos economizar.
O primeiro e mais importante item é a estrutura, que são as fundações, baldrames, pilares e vigamento, ou seja, o esqueleto da sua edificação. Uma obra com estrutura mal construída ou com materiais de péssima qualidade pode apresentar em pouco tempo de uso danificações e até mesmo outros problemas muito mais graves, como desabamentos e ruínas, apresentando riscos diretos à segurança humana. Por isso, é muito importante optar por materiais e profissionais de qualidade especialmente nessa primeira etapa da obra.
O segundo ponto, são as instalações elétrica e hidrossanitária que são duas partes muito importantes para o funcionamento da casa e no dia a dia dos seus moradores. Os custos para essa parte da obra não chegam a 10% do seu valor total, mas só o quebra-quebra que evita no futuro já vale a pena todo o investimento inicial.
Outro ponto crucial está na escolha dos materiais básicos como cimento, areia e argamassa. Ter um cuidado especial ao escolher esses produtos também afeta imensamente no resultado da sua obra. Observe se o material que você está escolhendo é o ideal para o tipo de instalação que deseja fazer.
Escolher profissionais experientes, qualificados e de confiança é a melhor maneira de garantir um bom resultado para a sua obra. Pedreiros, eletricistas, encanadores, empreiteiros e todos os outros vão te ajudar a conduzir a obra de forma prática e racional economizando nas partes em que valem a pena, cumprindo prazos e planejamentos e evitando dores de cabeça no futuro.
Por fim, um bom projeto de arquitetura e ou interiores faz com que sua obra seja previamente planejada. O projeto dá base para o cronograma físico financeiro de uma construção e evita erros e desperdícios.