Os benefícios de escrever um diário para a saúde mental

0
702

Vivemos em um mundo no qual estamos perdendo o hábito de escrever. A maioria das pessoas escrevem somente o necessário, como e-mails, mensagens de texto, notas de uma reunião ou lembretes. Hoje em dia, poucos têm o costume de colocar no papel seus sentimentos e reflexões.

No entanto, escrever um diário pode ser um hábito transformador. Inúmeros estudos apontam que escrever sobre o nosso dia a dia, ideias, emoções e objetivos têm um efeito muito positivo na nossa saúde física e mental.

5 benefícios de escrever um diário

Manter um diário pode ser um desafio se você não está acostumado a escrever. Assim como a meditação, requer disciplina, paciência e compromisso. Entretanto, bastam 15 minutos ao dia para notar os benefícios que a escrita pode aportar para a sua vida.  A seguir, apresentamos as principais:

1. Ajuda a clarear sentimentos e pensamentos

Escrever um diário permitirá deixar registrado seus padrões de comportamento, seus fracassos e conquistas. Assim, se as circunstâncias atuais parecerem intransponíveis, você poderá olhar para trás, ver os dilemas anteriormente solucionados e ter algumas ideias para resolver os conflitos do presente.

Escrever também pode ser útil nos momentos em que se sentir insegura, triste e confusa. Enquanto escreve, você terá acesso ao seu mundo interior e isso pode ajudá-la a compreender melhor as suas emoções para assim lidar com elas.

2. Escrever aumenta a probabilidade de alcançar metas

Temos cerca de 60 mil pensamentos por dia. Muitos deles se perdem se não dedicamos tempo para desenvolvê-los. Por isso, escrever sobre os nossos objetivos ajuda a organizar os processos de pensamento e a clarear os nossos desejos. De fato, as pesquisas mostram que escrever um diário de metas aumenta a probabilidade de alcançá-las porque nos motiva a colocar nosso plano em ação.

LEIA TAMBÉM  Entenda o que são os stims no autismo

Além disso, quando conquistamos um objetivo, o cérebro libera dopamina, um neurotransmissor responsável por desencadear uma sensação de prazer. Esta sensação extremamente agradável aumenta a nossa motivação para seguir em frente e assim conquistar novas metas.

3. Melhora a capacidade de solucionar problemas

Quando temos um problema de difícil solução, anotá-lo em um papel nos ajuda a organizar nossas ideias e a ver a situação de diferentes ângulos. Assim, podemos pensar como resolvê-lo de uma maneira mais organizada e metódica.

4. Ajuda a compreender e a superar os momentos difíceis

Quando passamos por uma situação difícil e inesperada, a escrita pode ajudar a enfrentar a dor.

Em um estudo feito com 63 engenheiros que haviam perdido seus empregos, os pesquisadores pediram a uma parte dos participantes que fizessem um diário. No fim, as pessoas deste grupo não só relataram se sentir melhor como encontraram outro emprego mais rápido do que aqueles que não praticaram a escrita durante o experimento.

5. Melhora a saúde

Uma investigação feita pela Universidade do Texas concluiu que escrever regularmente é muito benéfico para a saúde porque alivia o estresse, reduz os riscos de depressão e fortalece o sistema imunitário.

Um dos experimentos que fizeram parte desta pesquisa da Universidade do Texas pode comprovar que as pessoas que tinham algum problema de saúde e que escreviam sobre ele três ou quatro vezes por semana, durante 15 minutos, visitavam o médico a metade de vezes que aqueles que não escreviam. Além disso, os que mantinham um diário tinham mais anticorpos e produziam menos cortisol, o hormônio do estresse.

Como escrever um diário?

Os pesquisadores dizem que escrever um diário durante 15 minutos, 3 vezes por semana, pode ter um impacto muito positivo na sua saúde física e mental. Se você deseja ter esse hábito mas não sabe por onde começar, a recomendação é:

  • Encontrar um horário regular para escrever, tornando assim um hábito. O importante é manter certa constância.
  • Buscar um momento e um lugar em que não será incomodada e nem interrompida. Se não sabe sobre o que escrever, você pode:
  1. Escrever sobre algo ou alguém que é importante para você;
  2. Escrever sobre algo que se orgulha;
  3. Escrever sobre um problema atual e como está tentando resolvê-lo;
  4. Escrever sobre três fatos que deixam você agradecida hoje;
  5. Escrever sobre algo que deixa você triste e preocupada
  6. Escrever sobre suas metas e o que pode fazer para alcançá-las;
  7. Escrever sobre algum segredo; 

    Também é importante:

    Não se preocupar com a gramática ou ortografia. Lembre-se que não está escrevendo para mais ninguém

  • Deixar fluir as suas ideias. Sem censura. Dê asas aos seus pensamentos e seja sincera.
  • Faça o diário em um caderno grande, no qual seja possível incluir, além das anotações, fotos, desenhos, lembranças, cartas…

Mundo Psicologos

 

LEIA TAMBÉM  Mexer no celular pode aumentar a sua ansiedade?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui