Os dez temperos que não podem faltar na cozinha

em Destaques, Gastronomia, Gastronomia e Nutrição
12 de outubro de 2023
Os dez temperos que não podem faltar na cozinha

Os temperos naturais são os queridinhos para transformar ingredientes comuns em receitas surpreendentes ao paladar. Essas especiarias conferem e realçam o sabor dos alimentos, deixando os pratos deliciosos e com toque caseiro.

Por isso, a Kitano, marca líder nacional no segmento de temperos naturais, trouxe uma seleção de itens considerados essenciais na hora de preparar uma refeição para diversas ocasiões. Confira!

  1. Sal – O sal convencional de cozinha é um item que não pode faltar na mesa dos brasileiros, pois além de temperar, também ajuda a conservar os alimentos. Além disso, é versátil e combina com carnes, peixes, aves, grelhados e churrasco, além de saladas.
  2. Alho – O alho é outro tempero indispensável no preparo das refeições, desde as mais básicas até as mais elaboradas. O alho granulado, por exemplo, é uma opção prática que traz sabor levemente picante e aroma marcante para as refeições.
  3. Cebola – Assim como o alho e o sal, a cebola é a base para a preparação de diversos pratos, sejam eles crus, cozidos, salteados ou no vapor. A versão granulada traz praticidade para a cozinha e preserva o máximo de sabor e aroma em diversas preparações.
  4. Orégano – De origem europeia, o orégano possui sabor marcante para tornar qualquer prato delicioso, sendo uma das especiarias mais escolhidas pelos brasileiros. Sua utilização vai desde incrementos em pizzas, molhos, ensopados, carnes, abobrinha, berinjela e até queijos no geral.
  5. Salsa – Originária da Europa, a salsa tem sabor suave e está presente no mundo todo. É um dos temperos mais usados no dia a dia da culinária brasileira. A versão desidratada traz praticidade e combina com sopas, ensopados, arroz, risotos, saladas e entre outros.
  6. Pimenta-do-reino preta – A especiaria é originária da Índia e tem como característica sabor levemente picante. O tempero é versátil e deixa o prato com um toque picante. A pimenta-do-reino preta combina com ovos, verduras, massas, molhos, carnes e preparações no geral.
  7. Cominho em pó – Originária do Mediterrâneo Oriental e Índia, têm sabor e aromas quentes, sendo identificado facilmente quando acrescentado nas comidas. Ressalta o sabor de pratos à base de queijos, ovos, carnes, batatas e legumes, além de molhos.
  8. Louro – As folhas de louro fazem sucesso na preparação de grãos, como o feijão e a feijoada. Além de conferir um sabor delicioso ao prato, o louro tem um aroma doce que se destaca em receitas como lentilha, molho de tomate, cozidos e sopas.
  9. Alecrim – Originário da região Mediterrânea, o alecrim é uma erva utilizada para agregar aroma e sabor aos alimentos. O tempero combina com diferentes tipos de carnes, como carne bovina, suína, aves e peixes, além de legumes, sopas, massas, assados e grelhados.
  10. Açafrão-da-Terra – Originário do Sul da Ásia, o açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, é uma planta herbácea da família do gengibre. De cor alaranjada e sabor picante, o tempero está presente em receitas com arroz, ovos, verduras, sopas, peixes e molhos.
FONTE: terra.com.br/degusta
LEIA TAMBÉM  Black Friday 2023: dicas essenciais para comprar online com segurança