Um relacionamento abusivo não se manifesta apenas com episódios de violência física. A violência psicológica está muito presente e ela pode causar danos diversos, por isso é importante reconhecer e saber prevenir. Quando sofre violência psicológica, a vítima pode se sentir ansiosa, triste, desvalorizada e inútil. Estes sentimentos podem se tornar intensos ao longo do tempo, levando a problemas de saúde mental, como depressão e estresse.
Segundo Andressa Gnann, advogada expert em Direito de Família para mulheres, sócia fundadora e gestora do escritório Gnann e Souza Advogados, considerado como Referência Nacional e Melhores do Ano em Advocacia e Justiça, que também é mãe, empreendedora serial e com projetos voltados para mulheres, o principal impacto da violência psicológica é o dano emocional e mental que ela causa na vítima. “Ela pode desenvolver baixa autoestima, sentimento de inferioridade e até mesmo sentimento de culpa”, explica.
Além disso, a advogada afirma que a vítima pode ter medo de contar o que está acontecendo com ela ou se sentir culpada de conviver com outras pessoas, levando ao afastamento de amigos e familiares. “A violência psicológica também pode afetar o desempenho nos estudos ou no trabalho e a vítima pode sentir-se incapaz de realizar as tarefas exigidas, o que pode levar à queda de produtividade e à falta de motivação, gerando consequências graves para o sucesso pessoal e profissional”, diz.
Andressa reforça que é importante que a violência psicológica seja reconhecida e tratada como qualquer outro tipo de violência. “A vítima precisa encontrar ajuda para lidar com os sentimentos e com as consequências da violência. Pessoas próximas, como amigos e familiares, também podem ajudar, oferecendo apoio, compreensão e recomendando a busca de um profissional qualificado. É importante que a vítima saiba que ela não está sozinha”, alerta.
Confirma algumas orientações para entender o que é e prevenir a violência psicológica:
- Compreenda o que é violência psicológica. Aprendendo sobre ela, você pode identificar comportamentos abusivos antes que eles se tornem graves.
- Saiba como reconhecer os sinais de violência psicológica. Eles incluem comentários críticos, pressão para se comportar de um determinado modo,chantagem emocional e manipulação com ameaças.
- Seja honesta consigo mesma sobre o seu relacionamento. Se você está em um relacionamento abusivo, reconhecer isso e pedir ajuda é o primeiro passo para superar o abuso.
- Esteja ciente dos seus direitos. Saiba que você não tem que aceitar tratamento abusivo de ninguém.
- Tenha uma rede de apoio. Encontrar pessoas que se importam com você e que possam lhe dar conselhos e apoio é importante para proteger-se de relacionamentos abusivos.
- Saiba que você merece ser tratada com respeito. Não se deixe intimidar ou manipular por ninguém.
- Seja proativa em procurar ajuda. Se você estiver em um relacionamento abusivo, procure ajuda de profissionais qualificados.
Carolina Lara