Na época mais fria do ano, nada melhor do que saborear um delicioso fondue ou uma xícara de chocolate quente com a família, os amigos ou alguém especial após um dia de aventuras, relax ou passeios incríveis em meio a montanhas, bosques, vinícolas ou fontes termais.
Por isso, se você não vê a hora de curtir o inverno com tudo o que tem direito em um lugar cheio de charme e opções de lazer, confira uma seleção com os melhores destinos brasileiros para relaxar e se divertir nos meses mais frios do ano.
Gramado, RS
Uma das principais cidades na Região das Hortênsias, no sul do país, Gramado é unanimidade quando o assunto é curtir o friozinho do inverno. Com ares e arquitetura de uma cidade europeia, a cidade acolhe os visitantes com muitas atrações, opções de lazer e o melhor da gastronomia local, com influências da culinária alemã.
Ideal para viagens a dois, com a família ou os amigos, ou mesmo sem acompanhantes, Gramado possui atrações como o Lago Negro, com muito verde e charmosos pedalinhos em forma de cisne, o Mini Mundo, com réplicas em miniatura de várias partes do planeta, e o parque temático Snowland, com espaço para patinação no gelo e pistas de esqui. Prepare-se para muita diversão!
Campos do Jordão, SP
Com o apelido de Suíça Brasileira, o município de Campos do Jordão fica na Serra da Mantiqueira e é um dos destinos mais famosos e procurados do Brasil durante a temporada de inverno. Em meio a montanhas, bosques, florestas de pinheiros e paisagens de encher os olhos, a cidade possui uma ótima infraestrutura de hotéis, pousadas e chalés, além de bares e restaurantes e uma grande variedade de lojas, incluindo produtos típicos, como chocolates e queijos.
Quem gosta de natureza não pode deixar de explorar atrações como a Pedra do Baú e o Morro do Elefante ou o Parque Amantikir e o Bosque do Silêncio. Nos meses de julho e agosto, acontece na cidade o famoso Festival de Inverno.
Foz do Iguaçu, PR
Famosa em praticamente todas as épocas do ano, a cidade de Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina e o Paraguai, também é bastante visitada durante os meses de inverno. As atrações imperdíveis no local incluem as mundialmente famosas Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves, com várias opções de trilhas, passeios de boia, caiaque e lancha ou observação de animais.
A proximidade com a Argentina e o Paraguai é perfeita para quem não dispensa umas comprinhas. Além disso, quem viaja com as crianças pode se programar para conhecer o parque Vale dos Dinossauros. Foz do Iguaçu conta ainda com ótimos hotéis e opções de hospedagem, além de bons restaurantes e serviços. Prepare as suas malas e aproveite!
Chapecó, SC
Com o ritmo frenético das grandes cidades e a tranquilidade do interior, além de várias belezas e atrações, a cidade de Chapecó, no Grande Oeste de Santa Catarina, reserva boas surpresas para quem visita o local durante o inverno. Conhecida como a “Capital do Turismo de Negócios”, a cidade também atrai famílias, casais e grupos de amigos com maravilhas naturais e delícias da região.
Entre as principais atrações em Chapecó estão a Estância das Águas, com várias piscinas, toboáguas e fontes termais que podem chegar até a 43°C, o estádio Arena Condá, para até 25 mil pessoas, o Eco Parque e o monumento O Desbravador. Em julho, a cidade é palco da deliciosa Festa da Colonização Italiana.
Caldas Novas, GO
Ideal para todas as idades, a cidade de Caldas Novas, em Goiás, é um dos destinos de férias mais procurados no centro-oeste brasileiro para quem quer se divertir e relaxar. Dona de uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo, a cidade acolhe os visitantes com piscinas e fontes de águas quentes, além de spas e parques aquáticos, como o Di Roma Acqua Park, considerado um dos maiores na região, o Náutico Praia Clube, bem perto da represa de Corumbá, e o Lagoa Termas Parque.
Na vizinha Rio Quente, estão o Parque das Fontes e o Hot Park, com ainda mais piscinas, percursos de spa, brinquedos e muita diversão.
Teresópolis, RJ
A pouco mais de 90 km da capital fluminense, a cidade de Teresópolis possui um ritmo menos agitado e mais tranquilo do que a vizinha Petrópolis, mas sem perder em charme e atrações, principalmente nos meses mais frios. Com ótimos chalés, pousadas e cara de interior, a cidade é a meta escolhida por casais, famílias e aventureiros em busca do friozinho da serra, do contato com a natureza e, por que não, de diversão e do melhor da culinária local.
Entre as atrações para quem gosta de natureza estão o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Pedra da Tartaruga e a Trilha Cartão Postal. Quem viaja com as crianças não pode deixar de conferir o Parc Magique.
Monte Verde, MG
Um dos destinos mais charmosos de inverno na Serra da Mantiqueira junto com Campos do Jordão, a Vila de Monte Verde, no município de Camanducaia, acolhe as pessoas que visitam o local com a hospitalidade e as delícias mineiras, uma grande variedade de atividades ao ar livre, como trilhas, cavalgadas, tirolesa e passeios de quadriciclo, além de paisagens de cartão-postal.
As principais atrações locais incluem maravilhas naturais, como o Pico do Selado, a Pedra Partida, o Chapéu do Bispo e a Pedra redonda. Depois de um dia de passeios e aventuras, relaxe em um dos restaurantes no centrinho da vila para saborear um bom vinho, um prato à base de truta ou um delicioso fondue.
Serra Negra, SP
No circuito das águas paulista, a cidade de Serra Negra acolhe famílias, casais apaixonados, grupos de amigos e amantes da natureza em busca de um fim de semana ou de um feriado prolongado na época mais fria do ano.
Com um clima serrano, várias opções de lazer e atividades, como esportes aquáticos, cavalgadas, pescaria, degustação de vinhos e paisagens incríveis, a cidade possui atrações divertidas e inusitadas, como a Disneylândia dos Robôs, uma espécie de museu com várias engenhocas feitas de sucata, o Teleférico, que vai até a estátua do Cristo Redentor local, e o Trenzinho Maria Fumaça, para todas as idades. Outra atração imperdível é o Alto da Serra, o ponto mais alto de Serra Negra.
Petrópolis, RJ
No ponto mais badalado da Serra Fluminense, Petrópolis é um dos destinos favoritos dos cariocas para fugir do calor e do corre-corre do Rio de Janeiro e curtir os dias frios do inverno. Emoldurada pelas montanhas, cachoeiras e matas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a cidade ostenta o charme e o título de Cidade Imperial em seus casarões e edifícios históricos, como o Museu Imperial, a Catedral São Pedro de Alcântara, a Casa de Santos Dumont e o Palácio de Cristal.
Os mais aventureiros podem explorar as trilhas e belezas naturais nos arredores, como a Pedra do Sino e o Dedo de Deus. No fim do dia, a dica é saborear uma boa cerveja na Cervejaria Bohemia.
Bento Gonçalves, RS
Um dos destinos mais visitados na Serra Gaúcha, o município de Bento Gonçalves está entre as melhores opções para quem deseja relaxar e recarregar as energias, estar em contato com a natureza e saborear o melhor da gastronomia local quando as temperaturas começam a cair. Famosa pela produção de ótimos vinhos e espumantes, a “Capital Brasileira do Vinho”, como é conhecida, conta com uma boa infraestrutura para enoturismo, com degustações, vindima, passeios por vinhedos e vinícolas e o charmoso Trem do Vinho.
Queridinha entre casais e turistas gourmet, Bento Gonçalves também abre as suas portas para famílias e grupos de amigos oferecendo atrações como o parque temático Epopeia Italiana, o Museu do Imigrante e o Parque de Aventuras Gasper.
FONTE: HOTEIS.COM