“Osteoporose, uma doença feminina”

em Marianna Constenla
21 de outubro de 2020

Osteoporose, uma doença feminina? Como assim, Brasil? Mais essa pra gente agora?

Estava eu navegando pela internet quando li essa frase aí do início da matéria, e logo pensei: “aff, mais uma pra gente!”, e corri para ler mais sobre o assunto…

A osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, deixando-os fracos e mais propensos a fraturas, pois ocorre uma diminuição da massa óssea. A osteoporose é considerada um dos principais problemas de saúde pública do mundo, pois além de ter impactos individuais, como a mortalidade e incapacidade funcional, também tem impacto social, já que há diminuição da força de trabalho e aumento de internações.

Há um tipo de osteoporose chamada de “osteoporose pós-menopausa”, que vem a ser aquela que acomete as mulheres (por isso “doença feminina”) após a menopausa, e isso ocorre porque, com o fim da menstruação, há diminuição do estrógeno, hormônio feminino que, dentre outras funções, ajuda a manter a massa óssea.

PORÉM, não são só as mulheres que devem se preocupar com essa doença, pois ainda temos mais dois tipos bem prevalentes, a osteoporose senil e a secundária. A osteoporose senil é aquela que atinge pessoas com mais de 70 anos. E a secundária, atinge pessoas com doença hepática, renal, hematológica, endócrina ou que fazem uso de algumas medicações a longo prazo, como corticoides, por exemplo.

O diagnóstico é feito por um exame bem simples que se chama “densitometria óssea”. Esse exame mede a massa óssea na coluna e no fêmur, e é indolor. O tratamento costuma ser um mix de medicações, suplementos e exercícios.

Mas, como vários outros acometimentos, podemos prevenir a osteoporose. Notícia boa, né? A prevenção engloba exercícios físicos, alongamento, alimentação equilibrada e rica em cálcio, evitar consumo excessivo de álcool e tabagismo.

LEIA TAMBÉM  Setembro Amarelo

De “doença feminina” à um dos problemas de saúde pública do mundo, é isso acontece quando a gente investe 5 minutinhos do nosso dia em informação. E o melhor: ontem, dia 20 de outubro, foi o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose.

Coincidência ou mera regalia do destino?

Isso eu não sei. Mas sei que vejo vocês quarta que vem!!!

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia e Ministério da Saúde

“Osteoporose, uma doença feminina”

/ Published posts: 2693

Somos um editorial online com notícias e informações de Luís Eduardo Magalhães e Região. Tudo que acontece no Oeste Baiano, você encontra aqui.

Facebook
Instagram