Já observou as orelhas do seu pet ? Hoje vamos falar um pouco sobre otite (inflamação do conduto auditivo)! Uma doença bem conhecida, que acomete os condutos auditivos dos cães e gatos que em sua maioria apresentam sinais leves, mas podem se agravar causando além de muita dor, problemas neurológicos e perda auditiva do animal. Alguns tutores tem o costume de comprar remédios otológicos em casas agropecuárias e tratar seus animais sem prescrição médica. Esse tipo de hábito é muito perigoso para seu animalzinho.
São causas para as Otites: fungos, infecção, parasitas, predisposição genética, produção excessiva de cera, alergias, questões hormonais, entre outros.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado, são muito importantes para o prognóstico do seu pet, e para alívio da dor e desconforto.
Para facilitar o diagnóstico, vamos citar os principais sinais de otite:
-balançar a cabeça com frequência;
– coçar a região da orelha (seja com as patinhas, ou esfregando-as no chão);
-sentir dor ao coçar as orelhas;
-apresentar secreção no conduto auditivo, excesso de cera,
– cheiro forte na região das orelhas;
– perda de audição;
-falta de apetite devido a dor;
Podendo evoluir para sinais como:
– pender a cabeça pra um lado
-perda de equilíbrio
-perda de audição
Já se sabe que o formato das orelhas e do conduto auditivo em algumas raças, além de questões genéticas predispõem o aparecimento de otite. Algumas atitudes simples como, rotina de limpeza dos ouvidos com produtos específicos, cuidado ao dar banho para não entrar água nos ouvidos, prevenção contra pulga e carrapatos, minimizam os riscos de otites.
Qualquer sinal desses acima citados, procure um médico veterinário, a rapidez do diagnóstico e tratamento são muito importantes para o alívio de dor e bem estar do seu animal.