Outono tem início, mas o que isso significa para a Bahia?

0
125

O Hemisfério Sul (HS) passou pelo equinócio de outono à 00h06 do dia 20 de março de 2024, pelo horário de Brasília. No mesmo horário, o Hemisfério Norte (HN) passou pelo equinócio da primavera. O outono de 2024 teve seu começo oficial nesta quarta-feira, 20 de março, às 00h06, e se estende até às 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília.

Os equinócios (outono e de primavera) e os solstícios (de verão e de inverno) são momentos específicos com dia, mês, hora e segundo exatos. Não é um período. Então, não é correto dizer “entramos no equinócio (ou solstício)”. Você pode dizer passamos (com a ideia de um momento) pelo equinócio de outono (da primavera) e entramos (ideia de um período que vai se prolongar) no outono (primavera).

 

O que é equinócio?

A palavra “equinócio” (aequinoctium) vem do latim aequus (igual) e nox (noite): noites iguais. O dia do equinócio é o dia do ano em que o número de horas com sol é igual ao número de horas sem sol, ou noite. Ou seja, dia e a noite têm o mesmo número de horas. A medida que avançamos para o meio do ano, para o inverno, as noites ficam mais longas e os dias mais curtos. No verão é o contrário: dias longos e noites curtas.

 

O que o outono de 2024 traz para a Bahia?

De acordo com o meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Aldírio Almeida, mesmo com a chegada do Outono, nesta quarta-feira (20), a tendência é que, até o início de abril, os dias permaneçam quentes. A temperatura mínima prevista para o Outono, de acordo com o meteorologista, é de 23 graus, podendo chegar a 22 graus mais pro final da estação. Já a máxima pode chegar a 27 graus.

LEIA TAMBÉM  Professores da rede estadual podem se inscrever para receber vale-livro da Bienal

No entanto, nessa fase inicial, os baianos terão um Outono com calor de Verão, com a temperatura máxima podendo chegar a 32 graus e a mínima de 25 graus. Já a sensação térmica pode ser ainda mais elevada. Almeida ressalta que nesse Verão chegamos a ter dias em que a sensação térmica registrada em Salvador bateu na casa dos 40 graus. E mesmo diante da proximidade do Outono, ela não recuou muito

Nos próximos dias, as maiores temperaturas na Bahia serão registradas na região Nordeste do estado. O meteorologista ainda destacou que o mês de março as chuvas se mantiveram abaixo da média histórica, mas a tendência é de que, a partir de abril, a situação se normalize.

Conforme ele, o El Niño tem influenciado nas temperaturas mais elevadas, provocando o aumento de ondas de calor de períodos com temperaturas acima da média. No entanto, as frentes frias do Sul do país estão avançando e a previsão é de dias com mais chuva, diferente do que temos observado.

No oeste baiano a estação chuvosa já está terminando, e vai iniciar o outono com temperaturas mais altas e chuvas mais escassas. Ainda estamos sob influência do El Niño, mas ele já está dando características de enfraquecimento e, no segundo semestre, tem a chegada da La Niña, que promete um segundo semestre mais chuvoso no interior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui