Outubro Rosa

em Marianna Constenla
7 de outubro de 2020

Todos os anos, no mês de outubro, os monumentos das cidades assumem a coloração rosada, profissionais da saúde e cidadãos colocam o lacinho rosa na camiseta, e não se ouve falar em outra coisa a não ser o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama.

O Outubro Rosa tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. A campanha de 2020 tem o tema “quanto antes, melhor” a fim de chamar a atenção do público feminino para a adoção de um estilo de vida mais saudável no dia a dia, com a prática de exercícios físicos e alimentação saudável, além de estimular o auto exame das mamas.

Mas o que é câncer?

É o crescimento desordenado de células do nosso organismo que podem invadir tecidos e órgãos. Surge a partir de uma mutação genética na célula que passa a receber a informação errada para suas atividades e segue se multiplicando de “forma errada”.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo, correspondendo a 25% dos casos novos a cada ano. A média do Brasil é de 29% novos casos por ano.

Você sabe quais os sinais e sintomas de um possível câncer de mama?

Alterações na forma da mama, secreções nos mamilos, vermelhidão, nódulo único endurecido, pele da mama com aspecto de casca de laranja, coceira frequente na mama ou mamilo, inchaço do braço e dor, são alguns dos sinais para ficar atenta.

Há alguns fatores de risco como obesidade, não ter tido filhos, consumo de álcool, história familiar de câncer de mama ou ovário, uso de anticoncepcionais orais, primeira menstruação antes dos 12 anos.

Para obter o diagnóstico final do câncer de mama, são necessários exames investigativos que irão indicar a necessidade, ou não, de uma biópsia do tecido a ser analisado. Após esse resultado é que é possível ter um diagnóstico mais assertivo para iniciar o tratamento. Lembrando que o Sistema Único de Saúde do Brasil, o bom e velho SUS, garante a assistência completa aos pacientes com câncer, tendo prazo máximo de 60 dias para início do primeiro tratamento após dado o diagnóstico.

LEIA TAMBÉM  Vacinas Coronavac e Oxford: saiba as semelhanças e diferenças

A prevenção é o melhor remédio, por isso é importante fazer o auto exame com frequência e, caso notar algo de diferente, procurar o seu médico. Quanto antes, melhor!

Vejo vocês quarta que vem!

Outubro Rosa

/ Published posts: 2683

Somos um editorial online com notícias e informações de Luís Eduardo Magalhães e Região. Tudo que acontece no Oeste Baiano, você encontra aqui.

Facebook
Instagram