Ovos de Páscoa mais caros: Entenda os motivos por trás do aumento dos preços

0
36

A Páscoa está se aproximando e os consumidores estão se deparando com preços altos nos ovos de chocolate. Essa realidade não é exclusiva do Brasil, pois o chocolate está mais caro em todo o mundo. Esse aumento de preços se deve, em grande parte, à disparada da cotação internacional do cacau, que dobrou de preço neste ano.

O cacau é a principal matéria-prima do chocolate e seu preço tem aumentado devido a problemas na produção. A Costa do Marfim e Gana, que são os principais produtores de cacau no mundo, tiveram colheitas abaixo do esperado, o que impactou a oferta global. Além disso, a indústria do cacau é composta principalmente por pequenos agricultores que enfrentam baixos retornos financeiros e dificuldades para investir em suas terras. As mudanças climáticas também têm afetado a produção, tornando-a ainda mais instável.

Esses problemas na produção do cacau resultaram em preços mais altos para os consumidores. No Reino Unido, por exemplo, os consumidores já estão pagando mais pelo chocolate, às vezes recebendo embalagens menores que o usual, um fenômeno conhecido como “reduflação”. Nos Estados Unidos, o preço médio dos ovos de chocolate subiu 12% no último ano.

No Brasil, os preços dos ovos de chocolate também estão elevados, e algumas lojas começaram a oferecer a opção de parcelamento ou uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como forma de facilitar a compra. Essa situação gerou memes na internet, que refletem a preocupação dos consumidores com os preços altos.

Não há previsão de alívio nos preços do chocolate, uma vez que a escassez na produção deve continuar na próxima temporada. Grandes fabricantes de chocolate, como Lindt, Nestlé e Mondelez, já aumentaram os preços e indicaram a possibilidade de novos aumentos no futuro.

LEIA TAMBÉM  LEM: REFIS 2022 possibilita parcelamento em 24 vezes e descontos de 90% à vista

Diante desse cenário, os consumidores precisarão lidar com ovos de Páscoa mais caros neste ano. A inflação do chocolate é um lembrete de que, mesmo com as taxas gerais de inflação diminuindo, os aumentos súbitos em commodities específicas podem impactar o bolso dos consumidores. O chocolate, que é considerado um luxo, está presente nas cestas de compras de muitas pessoas e o aumento de preços pode afetar o seu consumo.

A reportagem completa pode ser acessada através do link: [O Globo]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui