Não é segredo para ninguém que a tecnologia por trás da iluminação está cada dia mais avançada, garantindo aos consumidores produtos mais eficientes, bonitos e principalmente econômicos. Neste sentido, uma tendência vem ganhando espaço no mercado e marca presença nos projetos luminotécnicos: trata-se dos Perfis LED.
Este material corresponde a um conjunto formado por uma estrutura fina de alumínio somado a uma fita LED e uma chapa acrílica difusora de luz. Podem ser aplicados de diversas formas: sobreposto, embutido no teto, parede, marcenaria ou até mesmo no piso.
Apesar de as luzes LED terem o brilho muito intenso, a montagem com o perfil elimina esse problema e torna a luz difusa e agradável, possibilitando seu uso para iluminação indireta e decorativa. Em contrapartida o alumínio atua na dissipação do calor emitido pelo LED.
Encontramos perfis prontos de até 2 metros de comprimento. Além de linhas retas, há a possibilidade de usar conectores nos formatos T, X e L ligando teto e parede com uma única linha continua, ideal para ambientes grandes e soluções criativas de iluminação.
Outra grande vantagem do uso dos Perfis Led é a capacidade de dimerização da luz, que corresponde ao controle da intensidade luminosa das luzes, deixando-as mais fortes ou mais fracas. O “dimmer” tem a função de regular a tensão média da rede elétrica enviada aos LEDs.
Isso faz com que a potência e, consequentemente, o brilho das luzes seja controlado. Este recurso agrega valor ao ambiente e versatilidade.
A instalação é muito simples, caso a base seja em alvenaria ou gesso, a melhor opção são perfis de embutir, fazendo um rasgo da mesma dimensão da peça, encaixá-la e fazer a ligação elétrica. Por outro lado, caso a sua base seja uma parede de concreto ou estrutural, o perfil indicado é o de sobrepor.
Seja para nichos, armários, forros e entre outros, investir em diferentes soluções de iluminação é algo sempre a se levar em conta para trazer aconchego e sofisticação para os ambientes, sem grandes gastos.