Pergolado ou Caramanchão?

0
924

Pergolado ou Caramanchão? Na matéria anterior falamos sobre lazer e para complementar este assunto, hoje temos importantes aliados da decoração e ambientação dos quintais: os pergolados e caramanchões. Esta armação cria ambientes aconchegantes e relaxantes para que você possa usufruir e contemplar a vista.

Os dois possuem basicamente as mesmas características construtivas, o que os difere é a sua aplicação nos projetos paisagísticos, sendo o pergolado utilizado como elemento integrante da edificação, sendo feito em madeira, metal, bambu e até mesmo concreto. Por outro lado, o caramanchão é utilizado para compor o paisagismo, geralmente solto da edificação e confeccionado em madeira e ornamentado com trepadeiras.

Nada impede que pérgolas sejam colocadas fora dos jardins e ornamentadas com vegetação, estas assim darão forma e sombrearão a ambientes como varandas e áreas de lazer. Se coberto com vidro ou policarbonato, podemos denominar este ambiente como gazebo.

Os modelos de caramanchão mais comuns são os rústicos que utilizam na sua estrutura toras de madeiras grossas como pilares e a cobertura com ripas. Você também pode utilizar bambu e fazer a cobertura para as plantas ficarem apoiadas se tornando uma ótima opção de sombreamento.

Alguns cuidados devem ser tomados ao se construir estruturais tais como estas: com relação à altura, não podem ser muito baixos, causando sensação de sufocamento, nem muito altos que não protejam do sol; caso opte pela madeira, deve-se impermeabilizar devido a exposição direta a intempéries e é interessante receber tratamento contra infestação de insetos que podem comprometer a estrutura e segurança das peças.

Uma dica importante é: procure locais em que a sua estrutura se destacará aos olhos das pessoas, use o pergolado ou caramanchão como a “cereja do bolo” do seu jardim, desta maneira não há como errar.

LEIA TAMBÉM  Tipos de tinta e sua aplicabilidade

Pergolado ou Caramanchão?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui