Pesquisa aponta apoio crescente de consumidores aos produtores diante da COVID-19

0
543

Consumidores acreditam que a tecnologia pode ser a resposta para os desafios do dia-a-dia do campo

Recente pesquisa realizada pela Cargill apontou um aumento na reputação dos produtores rurais , em virtude dos consumidores finais estarem se mostrado mais favoráveis ao trabalho desenvolvido, os apoiando em seus esforços para alimentar as pessoas em todo o mundo. O reconhecimento do consumidor em relação aos desafios e as expectativas enfrentadas pelos produtores, cresceu em meio à pandemia de COVID-19, à medida que os gargalos no processamento e transporte, principalmente no segmento de proteína, pressionou o abastecimento de alimentos em todo o mundo. Na mais recente pesquisa Feed4Thought, a Cargill revelou que quase um terço dos consumidores nos EUA, Brasil, Vietnã e Noruega renovaram seu apreço pela agropecuária.

“Grandes e pequenos produtores rurais enfrentaram pressões tremendas causadas pela interrupção da cadeia de suprimentos em função da COVID-19. E estas pressões somaram-se aos diversos desafios já enfrentados por esses produtores à medida em que eles trabalhavam para alimentar o mundo de uma maneira segura, responsável e sustentável,” afirma David Webster, presidente global da Cargill Animal Nutrition & Health.

A Cargill revelou que 71% dos consumidores demonstraram preocupação em relação a interrupção do sistema alimentar causada pela pandemia e, que dois a cada três consumidores reconhece uma pressão crescente nos pecuaristas para que eles forneçam proteína segura e acessível desde a aparição da COVID-19. “Quando os consumidores viram prateleiras vazias nos supermercados, eles se lembraram do papel fundamental que os produtores, pecuaristas e aquicultores têm na segurança alimentar global”, afirma David

No entanto, estes novos desafios não tiraram a fé dos consumidores nos produtores. Cerca de 84% de consumidores indicaram na pesquisa que, de forma geral, eles estavam confiantes no trabalho dos produtores em atender a demanda crescente alimentar da população. Além disso, mais da metade dos consumidores entrevistados demonstraram um sentimento positivo de gratidão em relação aos produtores, e deles, um terço afirmou que suas percepções positivas aumentaram em relação a esse público antes da pandemia. Essa elevada confiança sugere que a COVID-19 pode estar agindo como um catalisador no fortalecimento do relacionamento entre os consumidores e os produtores.

LEIA TAMBÉM  Bahia prevê crescimento de 15% na produção de algodão

Com isso vem também o reconhecimento crescente por parte dos consumidores em relação aos papéis e responsabilidades dos produtores. Além do fundamental, que é a missão de alimentar o mundo, os consumidores também os veem como guardiães dos recursos naturais da Terra (47%), especialistas em cuidado animal (42%), tecnologicamente experientes (21%) e empresários profissionais (20%).

“Diariamente, os produtores rurais têm diversos papeis. Eles trabalham para manter seus animais saudáveis e livres de doenças, protegem os recursos da Terra e gerem suas operações sustentavelmente, fornecem emprego e dirigem um negócio lucrativo”, conta Webster.

O estudo sugere que os respondentes acreditam que a tecnologia pode ajudar os produtores rurais a resolverem outros desafios que eles enfrentam. Dos entrevistados, 29% gostariam de ver os produtores priorizando a tecnologia que melhora a saúde e bem-estar dos animais, enquanto 28% gostaria de ver a tecnologia que melhora, no geral, a segurança alimentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui