Em uma parceria da Prefeitura de LEM , por meio da secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, com o Instituto Recicleiros, aconteceu no último dia 19, no Centro Cultural, a apresentação do Plano Municipal de Coleta Seletiva.
O Plano Municipal de Coleta Seletiva tem como objetivos otimizar a coleta de resíduos recicláveis no município; conscientizar e estimular a população a contribuir com o programa Coleta Seletiva Solidária; desenvolver nas crianças, adolescentes, jovens e adultos a conscientização e a cultura ambiental através de ações de educação ambiental nas escolas e na comunidade; reduzir de forma drástica a quantidade de resíduos enviados atualmente para o lixão e posteriormente para o aterro sanitário, e ampliar a vida útil do aterro sanitário, que inicialmente terá a capacidade de atender a cidade por 20 anos.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Economia Solidária, Alcides Meira, o aterro sanitário está em fase de análise dos processos para emissão de licenças ambientais, e a elaboração deste plano é de extrema importância para o meio ambiente do município e para o aumento da vida útil do aterro.
O Instituto Recicleiros é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2007, desenvolve soluções para fomentar a coleta seletiva inteligente e a reciclagem de resíduos sólidos em todo o país. A empresa suíça SIG Combibloc, presente em mais de 65 países – no Brasil desde 2011 – é uma das líderes no fornecimento de sistemas e soluções para embalagem asséptica. As duas organizações são parceiras desde 2018 na idealização e realização do Edital Cidade+Recicleiros, que agora chega a 17 cidades brasileiras, incluindo Luís Eduardo Magalhães. Fonte: Ascom Lem