Pobres Criaturas finalmente chegou aos cinemas brasileiros! Dirigido por Yorgos Lanthimos e produzido por Emma Stone, o longa-metragem acompanha Bella Baxter (interpretada por Stone), trazida de volta à vida após seu cérebro ser substituído pelo do filho que ainda não nasceu.
O experimento é realizado pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista brilhante, porém nada ortodoxo. Baseada no livro homônimo de Alasdair Grey e referenciando o clássico Frankenstein, a história se passa na Era Vitoriana.
Querendo conhecer mais do mundo, a jovem foge, viajando o mundo e explorando todas as sensações que a experiência humana pode proporcionar. Sobretudo, o prazer e a sexualidade.
As cenas de sexo
Para filmar o longa-metragem, a produção contou com uma coordenadora de intimidade, profissional que garante a segurança dos atores e atrizes no set. Em entrevista ao The Guardian, Elle McAlpine, a responsável pelas cenas de sexo em Pobres Criaturas, declarou que a chave para maior compreensão da obra, era questionar “O que aconteceria se ouvíssemos mais o nosso corpo?”
Todavia, a profissional confessa que em um primeiro momento, o maior desafio de Pobres Criaturas para ela, foi compreender, exatamente, o tom do filme: Bella tem o cérebro de uma criança, no corpo de uma mulher adulta – e deseja explorar o mundo. Ou seja, tal premissa pode ser problemática, dependendo da interpretação.
Mas, Elle McAlpine defende ao The Guardian, que tudo se desenrola a partir de consentimento e do poder de decisão de Bella: “Acho que, nesse ponto, há uma autonomia que não creio que as crianças tenham. Ela está tomando decisões… Eu entendi onde ela estava em seu desenvolvimento e não pareceu muito chocante.”, diz McAlpine.
Pobres Criaturas teve sua estreia no último dia 1º de fevereiro, nos cinemas.
FONTE: Adoro Cinema