Branco ou tinto? Antes ou depois de cozinhar? Selecionamos dicas que vão ajudar na hora de ir para a cozinha
Cá entre nós, um bom vinho consegue ser bem apropriado em qualquer ocasião. Além de ser um ótimo aliado na forma de preparo de um prato, intensifica e aprimora toda e qualquer receita, da mais simples à mais sofisticada culinária . Colocar vinho na comida, além de intensificar o sabor, ajuda a aquecer e combina com tudo, pode apostar!
Quando utilizar o vinho branco?
É indicado usar em receitas mais leves. Combina perfeitamente com frutos do mar e carnes mais suaves como lombo, frango, peixes, ou até com legumes e vegetais. Por apresentar um nível de acidez agradável a diversos paladares, é uma escolha que harmoniza muito bem com o doce dos legumes, com o amargo dos vegetais e com a leveza das carnes.
Quando utilizar o vinho tinto?
A harmonização perfeita para risotos com sabores mais fortes e carnes mais pesadas como filés ou cortes bovinos é com a escolha de um bom tinto. Cozinhar com um vinho tinto é cozinhar com um ótimo aliado, isso porque ele não sobrepõe o sabor dos outros ingredientes e ainda incorpora muito bem com os pratos.
Pré-preparo: Marinada
O pré-preparo de um prato é um fator essencial na hora de incorporar mais técnicas na cozinha. Para agregar mais sabor e ainda amaciar a carne, utilizamos a técnica de marinar o alimento deixando imerso em algo ácido, podendo ser vinho, vinagre ou limão. A dica é ainda adicionar componentes aromáticos, como temperos, ervas ou especiarias para potencializar o sabor.
Para o preparo de carnes, a marinada é uma super dica de pratos que funcionam e interferem de maneira positiva no sabor dos ingredientes.
PREPARO – COZIMENTO
“Cozinhe com um vinho que você beberia”; “Carne branca combina com vinho branco e carne vermelha combina vinho tinto, tá?”. Certas frases falam por si só e são consenso no mundo do vinho, e por aqui não é diferente. Essas dicas são a base para incrementar o vinho na cozinha.
Sugestão de ouro: Na hora de escolher a panela prefira as de inox. As panelas de alumínio, ferro ou cobre podem trazer ainda mais acidez ao prato durante o preparo. Outra dica importante é lembrar de harmonizar o prato com um rótulo com mesmas características daquele que foi usado no cozimento.
MOLHOS E REDUÇÕES
O uso do vinho em molhos e reduções além de intensificar o sabor, resulta em um molho mais encorpado. Importante ressaltar o cuidado com o tempo, sempre prestando atenção no cozimento e deixando o álcool evaporar.