Você já percebeu como cada pessoa consegue ter uma forma diferente de pensar, sentir e agir em uma mesma situação?
Isso acontece porque ao longo do nosso histórico de vida, cada um desenvolve uma forma de ver o mundo, interpretar as situações e ter um certo comportamento diante delas. No decorrer do nosso desenvolvimento quando criança, adolescente e até durante a vida adulta vamos passando por questões que nos fazem formar crenças sobre nós mesmos, sobre o mundo/outros e sobre o futuro.
Essas crenças vão influenciar e até determinar como vamos lidar com as situações da nossa vida. Podemos utilizar um exemplo simples e rápido aqui: Uma pessoa que passou por muitas situações de conflito, abandono e dificuldades, pode desenvolver uma crença de não ser bom(a) o bastante, de não ser amada, ou competente… Isso pode fazer com que ela tenha constantemente pensamentos negativos, se sinta triste, ansiosa e/ou com baixa autoestima, bem como se comporte de modo a se isolar, ou evitar situações sociais, o que pode trazer inúmeros prejuízos para sua vida.
Por essa questão é tão importante buscarmos nos entender, nos conhecer e também entender que as pessoas funcionam, pensam, sentem e agem de forma diferente de nós, por isso devemos trabalhar o controle de expectativas nos comportamentos alheios e sempre aprimorar o diálogo em nossas relações.