Consultoria detectou maior procura e interesse das empresas em ampliar a participação feminina em postos de direção
A presença feminina em cargos de liderança cresceu. É o que revela uma pesquisa da consultoria PageGroup, especializada em recrutamento e seleção de executivos para alta direção. Conforme o estudo, a figura delas nesses postos saltou de 30% em 2019 para 37% no ano passado. De acordo com os pesquisadores, a maior participação das mulheres em assentos de posições estratégicas, o chamado “C-Level”, é reflexo de um crescente aumento da participação feminina em processos seletivos: foi de 50% para 70% de 2019 para 2020.
“Quando conversamos com as empresas é notório, na maioria dos casos, pedidos para incluirmos mais mulheres na lista de candidatos finalistas a uma vaga. Claro que isto só é levado adiante se essas candidatas tiverem o perfil da posição aberta”, diz a diretora da Page Executive, braço da consultoria, Fernanda Amorim.
“Esse aumento expressivo da presença de mulheres em cargos de liderança mostra que o mercado está cada vez mais engajado em deixar essa balança mais equilibrada”, completa. Para chegar a esses dados, a empresa entrevistou cerca de dois mil executivos no ano passado em seus processos de seleção, todos candidatos a cargos de direção, presidência e conselho. Eles atuam em empresas de pequeno, médio e grande porte em todo o Brasil e de diversos setores.
Áreas de atuação
A consultoria também procurou identificar quais segmentos em que há maior participação de mulheres. Foi detectado que os setores de Varejo, Farmacêutica, Cosméticos e de Bens de Consumo contam com mais mulheres em cargos de alta direção. Já os segmentos Agro e Indústrias de Base e de Bens de Capital ainda não contam com expressiva atuação feminina.
Quanto às áreas, há maior presença de mulheres em RH, Marketing e Comercial, com participação feminina menos intensa, aparecem Operações e Financeira.
Fonte Correio do Povo